Um ano de criação da Brigada Foz do Amazonas

No dia 29 de novembro, o Exército comemora um ano de criação da sua mais nova Grande Unidade, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva, “Brigada Foz do Amazonas”, em Macapá (AP).

A Unidade foi criada para guarnecer a faixa de fronteira com o Suriname e a Guiana Francesa, em virtude do nível estratégico exigir que as ações fossem planejadas e desencadeadas por oficial- general. Passou a ter na sua composição o 2º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Belém-PA, o 24º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em São Luís-MA, o Comando de Fronteira Amapá/ 34º Batalhão de Infantaria de Selva e a Companhia de Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, ambos com sede em Macapá-AP.

A 22ª Brigada de Infantaria de Selva possui a missão de manter permanente eficiência operacional para cooperar na manutenção da soberania do Brasil na faixa de fronteira Norte da Amazônia Oriental, participando do combate aos crimes transnacionais e ambientais transfronteiriços e cooperando com o desenvolvimento regional e a Defesa Civil, nas áreas do Amapá, Pará e Oeste do Maranhão.

Também atua ativamente no desenvolvimento das seguintes ações: operações permanentes para defesa da Amazônia Oriental; atividades de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e de apoio a grandes eventos em estreita integração com os órgãos de segurança pública; ações cívico-sociais em apoio às instituições públicas e obras para desenvolvimento e integração dos Estados nos quais atua; atividades apoio logístico, de transporte de alimentos e doações em auxílio à população que reside em áreas atingidas por calamidades naturais; e remoção de pessoas e materiais de área de risco.

O projeto de implantação da 22ª Brigada de Infantaria de Selva prossegue com a construção de outras instalações e de organizações militares em Macapá, com previsão de conclusão das obras até o ano de 2030.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter