Navios da Marinha participam da Operação Binacional com a Marinha de Guerra do Peru

Nos meses de abril a maio, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Carlos Chagas” e o Navio Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Amapá” participaram da Operação Binacional, em conjunto com os navios BAP Castilla e BAP Pastaza da Marinha de Guerra do Peru.

A Operação Binacional tem como propósito prestar de forma coordenada a Assistência Hospitalar (ASSHOP) às comunidades ribeirinhas e ações de Patrulha Naval e Inspeção Naval nos Rios Solimões, Içá e Javari, sendo este último, fronteira natural entre Brasil e Peru. Durante a Operação, também foram realizados diversos adestramentos de combate a Incêndio, Alagamento, Postos de Combate, Reação a Ameaças Assimétricas e Ações de Visita e Inspeção Naval.

A aeronave N-7086 (“Tucano 86”), do 3° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3), estava a bordo do NAsH “Carlos Chagas”, e realizou diversos reconhecimentos de comunidades ao longo do Rio Javari, inclusive, em algumas onde não era possível o acesso do navio.

Tal fato evidencia a necessidade e a importância de uma aeronave embarcada, além de outras possibilidades que a aeronave proporciona, tais como: evacuação aeromédica, transporte de médicos para atendimento nas comunidades e ação de presença da Marinha na região.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter