AEL Sistemas leva soluções e sistemas para projetos do EB a campo, na Amazônica

A AEL Sistemas participa da AmazonLog, o Exercício de Logística Multinacional Interagências inédito na América do Sul, com o objetivo de demonstrar a capacidade tecnológica da empresa na área de Comando e Controle e apresentar soluções e sistemas integrados para os projetos COBRA (Combatente Brasileiro) e SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras).

Depois de participar da Exposição de Materiais da AmazonLog, no final de setembro, a companhia marca presença no exercício na semana do dia 6 de novembro, que será conduzido pelo Comando Logístico do Exército Brasileiro (COLOG). Realizado em Tabatinga-AM, o evento foi inspirado no Exercício Logístico Capable Logistician 2015, promovido por países da Organização do Atlântico Norte (OTAN), na Hungria.

Na inóspita e desafiadora Floresta Amazônica será montada uma Base Logística Internacional composta por Unidades Logísticas Multinacionais Integradas (ULMIs) que serão utilizadas no apoio a civis e efetivos militares empregados em regiões remotas e desassistidas, como ocorre tipicamente em Operações de Paz e de Ajuda Humanitária.

“Agora em Tabatinga teremos a oportunidade de demonstrar em campo para o Exército Brasileiro e os convidados do exercício todas as capacidades dos nossos sistemas, com focos, principalmente, em Comando e Controle e sistemas para o combatente”, diz Sergio Horta, Presidente da AEL Sistemas.

Entre os produtos que serão postos em campo pela AEL está o Dominator™, sistema composto por diversos equipamentos e sensores, fornecendo uma ampla consciência situacional para todos os envolvidos, facilitando a tomada de decisões e aumentando a capacidade operacional do soldado.

Parte integrante do sistema é o Raptor, um computador individual de alto desempenho tático com recursos de visualização, computação e comunicação que permitem ao soldado ver uma imagem operacional comum em tempo real, enviar e receber dados de missão e gerenciar todas as fases do combate.

Entre os sistemas de comunicação destaca-se o PNR-1000, rádio UHF para comunicação de voz e dados, de longo alcance, leve e com amplos recursos operacionais. Já o colete balístico e a mochila tática compõem um sistema integrado e projetado para a melhoria da performance do combatente.

O kit operacional foi desenvolvido para carregar todos os equipamentos da missão, além de oferecer proteção balística. A empresa levará também o sistema CORAL CR, equipamento já em uso pelo Exército Brasileiro no âmbito do programa SISFRON, que será integrado ao sistema de Comando e Controle durante o exercício militar.

Os participantes também poderão ver de perto a Mira TH-64, que possui imageador termal não refrigerado de alto desempenho para armamento leve, tela colorida OLED de alta resolução alojada em um invólucro metálico selado e submersível a até 20m, permitindo ao usuário maximizar o engajamento do alvo, mesmo em condições ambientais severas.

Além do ETC, uma estação de trabalho de alta tecnologia para veículos militares, com capacidade de comando e controle, disseminação de dados táticos para uma variedade de veículos como carros de combate, veículos de transporte de tropas, blindados, dentre outros.

Neste tipo de exercício, o Comando Logístico do Exército (COLOG) pretende conhecer e avaliar novos produtos e soluções para futuras aquisições, entre as quais as que possam melhorar as estruturas do Exército Brasileiro na Amazônia.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter