AMAZONLOG17: Exercício multinacional interagências de logística humanitária entra na fase final de preparo

Tabatinga (AM) – O AMAZONLOG17, exercício multinacional interagências de logística humanitária, que será realizado em Tabatinga (AM), entre os dias 6 e 13 de novembro, encontra-se na última fase de preparação.

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, ocorreu a concentração dos militares componentes das 14 células do Estado-Maior Combinado Multinacional na área da ação, localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru.

Os militares iniciaram os trabalhos finais de coordenação e controle, com vistas à execução do grande exercício logístico, inédito na América do Sul. Ao mesmo tempo, está sendo finalizada a montagem da Base Logística Multinacional Integrada (BLMI).

A estrutura será o coração do AMAZONLOG17, onde trabalharão e ficarão alojados os cerca de 1.940 militares do Brasil, Colômbia, Estados Unidos e Peru, além de observadores militares de nações amigas e integrantes de agências governamentais dos países participantes do exercício, bem como equipes de imprensa cadastradas.

 
 

A partir de lá, serão coordenados os Problemas Militares Simulados (PMS) e Ações com Tropas e Meios, que constituem a dinâmica da execução do exercício multinacional.

A BLMI foi concebida em overlays, estruturas temporárias que permitem a rápida montagem e prática manutenção. Os meios para sua construção foram disponibilizados pela Base de Apoio Logístico do Exército, que realizou uma complexa operação de transporte do material, do Rio de Janeiro a Tabatinga, utilizando os modais rodoviário e fluvial, sob a coordenação do Comando Logístico.

No dia 6 de novembro, tudo estará pronto para o AMAZONLOG17. Além das ações humanitárias na área da Pan-Amazônia, será realizada uma ação cívico-social, beneficiando a população local com atendimentos médicos e odontológicos, proporcionados pelo Hospital de Campanha, cuja estrutura foi desdobrada na BLMI.

 
 

AMAZONLOG17: ações humanitárias

O AMAZONLOG17 é um Exercício de Logística Humanitária inédito na América do Sul e ocorrerá na Região Amazônica, em Tabatinga, Estado do Amazonas, na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, no período de 6 a 13 de novembro. O AMAZONLOG17 objetiva  a realização de atividades com tropas e meios logísticos terrestres, fluviais e aéreos, desenvolvendo capacidades para a atuação em ações humanitárias.

Em toda a área, serão desenvolvidas ações combinadas por tropas e por agências brasileiras e dos países fronteiriços, com as seguintes características:

– caráter multinacional e interagências;

– foco em ações humanitárias e na proteção da vida humana;

– preservação do meio ambiente e sustentabilidade;

– desdobramento de Unidades Logísticas Multinacionais Integradas (ULMIs);

– emprego de sistema logístico para apoiar civis e militares em regiões remotas, desassistidas e com pouca infraestrutura, como ocorre em Operações de Paz e de Ajuda Humanitária;

– espaço para que empresas do setor de Segurança e de Defesa, bem como de outros segmentos da indústria brasileira e do exterior apresentem, em exposição ou durante o Exercício, soluções inovadoras e produtos de uso dual, com destaque para as organizações que trabalham com geração de energia limpa em proveito das comunidades da Amazônia, o que pode contribuir com o desenvolvimento sustentável da região;

– incremento da interoperabilidade com forças armadas e agências dos países limítrofes na região e de outros países participantes, criando capacidade de resposta multinacional no campo da logística e das ações humanitárias;

– base na cooperação internacional; e

– amparo nas políticas, estratégias, leis e acordos de cooperação internacionais.

Participam desse exercício logístico pioneiro:

– observadores das Forças Armadas de 19 países;

– tropas e meios logísticos do Brasil, da Colômbia e do Peru; e

– observadores e meios logísticos dos EUA (uma aeronave de transporte C130, uma cozinha móvel, uma estação de purificação de água e uma equipe de saúde).

O AMAZONLOG17 conta, ainda, com as seguintes agências: ANVISA; Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos do MRE; Departamento de Polícia Federal; FUNAI; FUNASA; IBAMA; INFRAERO; SESAI; ACNUR; FN SUS; CENSIPAM; INPA; UFAM; ICMBio; Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Amazonas e de Tabatinga; Secretaria da Receita Federal; VIGIAGRO; PMAM; CBMAM; e Polícia Civil do Estado do Amazonas. Há possibilidade da participação de agências homólogas colombianas e peruanas.

Atividades

De 6 a 13 de novembro de 2017: Exercício de Logística Humanitária na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, com a instalação de uma Base Logística Multinacional Integrada em Tabatinga.

No dia 10 de novembro (sexta-feira), em Tabatinga, acontecerá o 1º Seminário de Ações Humanitárias e Desenvolvimento Sustentável do Alto Solimões. O evento proporcionará o encontro de lideranças das instituições públicas e privadas, e dos corpos docente e discente de instituições de ensino, visando fomentar a busca de soluções para os desafios referentes às ações humanitárias e ao desenvolvimento sustentável da tríplice fronteira amazônica e do Alto Solimões.

Contatos

Assessoria Especial do COLOG

General de Divisão Racine – email: racine.bezerra@eb.mil.br – telefone:  (71) 99195-6681

Coronel Sayd – email: sayd.said@eb.mil.br – telefones:  (61) 2035-2282 /  (61) 99616-3168

Oficiais de Ligação

Coronel Lupchinski – email: d7amazonlog17@gmail.com – telefone: (61) 99873-8753 – whattsapp

Major Vasconcelos – email: d7amazonlog17@gmail.com – telefones: (92) 99270-8513 / (92) 3659-1215 / (21) 98210-8513 – whattsapp

Ou entre em contato com o Centro de Comunicação Social do Exército, pelo e-mail imprensa@ccomsex.eb.mil.br; e telefone (61) 3415-5711.

Para saber mais, acesse http://www.eb.mil.br/amazonlog17


Fotos: Cap Alzimir e ST Edmilson / Agência Verde-Oliva

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter