EsqdHU-3 realiza missão de reconhecimento no Rio Amazonas

No período de 12 a 15 de outubro, o 3° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3) realizou um deslocamento aéreo de reconhecimento entre as cidades de Manaus (AM) e Santarém (PA).

A ação foi cumprida com uma aeronave AS 350 “Esquilo” em proveito de ações de presença, reconhecimento e familiarização com a região, suas características, pontos estratégicos e aeródromos, além de adestramento no planejamento e navegação por contato e por GPS, cumprindo os requisitos para ascensão de Qualificação Operativa.

O deslocamento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Comando do 9° Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra Ken Williams Schonfelder.

EsqdHU-3

O 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3), Esquadrão Tucano, foi criado pela Portaria Ministerial nº 0054 de 31 de janeiro de 1994 e ativado no dia 14 de abril do mesmo ano, tendo suas origens no Destacamento Aéreo Embarcado da Flotilha do Amazonas (DAE-FlotAM), criado em 1979 na cidade de Manaus, Amazonas.

No início de suas atividades, o Esquadrão Tucano utilizava helicópteros Bell UH-6 Jet Ranger II de fabricação americana, utilizando atualmente o Helibras UH-12 Esquilo fabricado no Brasil.

O Esquadrão Tucano apoia prioritariamente os navios da Flotilha do Amazonas, participando de operações ribeirinhas e patrulhas fluviais, realizando missões de busca e salvamento (SAR), esclarecimento visual, transporte de tropa, evacuação aeromédica (EVAM), ligação e observação, apoio logístico, apoio às operações especiais, reconhecimento armado e ataque aéreo.

LEMA: Sobre rio, selva e mar … Tucano!

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter