Amazônia em pauta no CMS: atuação do Exército, o desenvolvimento e a defesa de interesses nacionais

Nos dias 18 e 19 de setembro de 2017, o Comando Militar do Sul (CMS) e a Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) promoveram o Seminário "Amazônia Brasileira – Problemas e Soluções".

Durante as jornadas de debates, salientou-se temas como desenvolvimento e defesa de interesses do País e o Exército Brasileiro na fronteira. Durante a abertura do evento, a Mesa de Honra foi composta pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Edson Leal Pujol; pelo Vice-Reitor da PUCRS, Prof Dr Jaderson Costa da Costa; e pelo Coordenador do Núcleo de Ciências Criminais e Segurança Pública da Escola de Direito da PUCRS, Prof Ms Marcelo Machado Bertoluci.

No primeiro dia, o General de Exército Geraldo Antônio Miotto, atual Comandante Militar da Amazônia (CMA), explanou sobre "A atuação do Exército Brasileiro na faixa de fronteira e sua contribuição para o desenvolvimento e a defesa dos interesses nacionais na Amazônia".

Na continuação, o Comandante de Mar e Guerra Welinton Lopes dos Santos, Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental (Manaus/AM), abordou o tema "A Marinha do Brasil na Amazônia". Logo depois, o Major-Brigadeiro do Ar Waldeísio Ferreira Campos, Comandante da ALA 8 (Manaus/AM), falou sobre "A atuação da Força Aérea Brasileira na Amazônia Ocidental, antes e depois da reestruturação".

Na jornada de 19 de setembro, foram ministradas as seguintes palestras: "As ações dos irmãos Maristas na Amazônia", pelo Irmão Marista João Gutemberg; "As ações da Polícia Federal na Amazônia", pelo Delegado de Polícia Federal, Dr Renato Madsen Arruda; "O IBAMA no combate ao desmatamento na Amazônia", pelo Sr Rodrigo Dutra da Silva, Chefe da Divisão Técnico Ambiental do IBAMA/RS; e "Problemas que afetam a Amazônia Brasileira", pelo General de Brigada Fernando Telles Ferreira Bandeira, Chefe do Estado-Maior do CMS e antigo Comandante da 2ª Brigada de Infantaria Selva (São Gabriel da Cachoeira/AM).

O Seminário foi realizado no auditório da Escola de Direito, no Campus da PUCRS, e foi prestigiado por militares da ativa e da reserva, por civis integrantes de institutos de pesquisa públicos e privados; por integrantes de associações; por professores, pesquisadores e alunos de Instituições de Ensino Superior; e por “think tanks” (centros e institutos de pesquisa) voltados para a produção e difusão de conhecimentos de Defesa Nacional.

Fotos: Ten Nascimento / CMS  – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter