COBERTURA ESPECIAL - TOA - Terrestre

30 de Novembro, 2016 - 10:20 ( Brasília )

23ª Bda Inf Sl – Operação Grão-Pará


De 20 a 26 de novembro, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva realizou a Operação Grão-Pará nos municípios de Tailândia, Moju, Abaetetuba, Acará, Vila do Conde e Barcarena, todos no Estado do Pará. O Exercício de Adestramento Avançado, de dupla ação, envolveu todas as organizações militares do Comando Militar do Norte (CMN).

Esse tipo de Operação tem como principal objetivo treinar o Estado-Maior das Grandes Unidades, Unidades e Subunidades no planejamento, controle e execução de operações ligadas à doutrina do Combate da Resistência.

Dentre as principais atividades da Operação Grão-Pará, destacam-se operações ribeirinhas, patrulhamento fluvial, reconhecimentos aéreos, atividades de comando e controle em operações na Amazônia e atividades de comando e controle num quadro de combate da resistência. Durante o exercício, os militares atuaram nas áreas urbana e rural, deslocando-se com emprego de meios aéreos, fluviais e terrestres.

De acordo com o General de Brigada Eugênio Pacelli Vieira Mota, Comandante da 23ª Bda Inf Sl, essa foi uma operação oportuna e válida para o adestramento das tropas do Comando Militar do Norte. “Conseguimos alcançar vários objetivos, empregando um grande efetivo da Brigada, com o aprimoramento de condutas e o consequente melhoramento de nossa capacidade operacional”, acrescentou.

Segundo o Comandante, todo o trabalho foi desenvolvido dentro de um planejamento detalhado de cada ação, começando pela concentração estratégica. “Foram percorridos, aproximadamente, 1.200 quilômetros, para concentrar todas as nossas unidades e, com isso, podermos partir para a realização da Operação propriamente dita”, explicou.

Mão amiga

No contexto da Operação, as organizações militares promoveram algumas Ações Cívico-Sociais (ACISO), nas quais a população local contou com atendimentos médico, ambulatorial e odontológico, palestras sobre saúde bucal, pista educativa de combate ao mosquito aedes aegypti, vacinação, exames rápidos, verificação de pressão arterial, atendimento com nutricionista, palestra de esclarecimentos sobre saúde, exibição de vídeos educacionais e corte de cabelo. Para o General Pacelli, as ACISO marcam um congraçamento entre os militares e o público das localidades em que o Exército atuou durante o exercício.

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva é uma Grande Unidade do Exército Brasileiro, subordinada ao CMN e sediada em Marabá (PA). Possui organizações militares nas cidades de Tucuruí, Altamira e Itaituba (PA) e Imperatriz (MA).