Navio Hospitalar Dr. Montenegro dá início à Operação Acre 2016

Portalamazonia.com
Amazon Sat
jornalismo@portalamazonia.com


O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) 'Doutor Montenegro', subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, suspendeu do Cais da Estação Naval do Rio Negro, nesta sexta-feira (8), com destino ao município de Cruzeiro do Sul, no Acre. O navio inicia a 16ª edição da 'Operação Acre', prevista para acontecer até o dia 29 de abril, quando as populações das comunidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo recebem atendimento médico e odontológico.

De acordo com o Comandante da Flotilha do Amazonas, Capitão-de-Mar-e-Guerra Ednaldo Blum, nesta 16ª edição da Operação Acre os atendimentos contarão com o reforço de novos equipamentos de radiologia. “Essa já é a nossa 16ª edição realizando assistência hospitalar às populações ribeirinhas do Amazonas e Acre.

A Marinha do Brasil empreendeu um esforço muito grande na estrutura e aquisição de novos equipamentos, como os de radiologia, que permitem realizar diversos exames de imagem, melhorando dessa forma a qualidade do atendimento”, afirmou.

O Segundo-Sargento (ET) José Flávio Gomes da Cruz é um dos militares que embarcou no Navio para participar da Operação. A família completa foi se despedir dele na ocasião do Suspender do Navio. "Descobrimos essa semana que estou grávida, vai ser uma fase difícil com ele longe. Mas tenho muito orgulho do meu marido e dou todo apoio. A expectativa pelo regresso é grande", disse a esposa do militar, Senhora Fátima Gomes.

A equipe de saúde é composta por 12 oficiais (2 farmacêuticos bioquímicos, 1 enfermeiro de nível superior, 5 médicos e 4 cirurgiões-dentistas) e 10 praças (8 técnicos em enfermagem e 2 técnicos em radiologia médica). 

A previsão de atendimentos para esse ano, nesse período de cerca de 4 meses que permanecerá naquele estado, é de 25 mil pessoas. Para prestar este apoio à população o navio é dotado de dois ambulatórios odontológicos com 4 cadeiras; um laboratório para exames; sala de trauma; centro cirúrgico; sala de parto; sala de raio X; uma enfermaria; uma sala de vacinas preventivas e de soros e uma farmácia, onde será realizada a entrega de remédios às comunidades carentes; além de quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso. Como diferencial, o NAsH 'Doutor Montenegro' possui um equipamento de raio X com conversor de imagem digital, adquirido e instalado recentemente,  mamógrafo,  e comunicação por satélite. 

A História do NAsH 'Doutor Montenegro'

O Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro terminou de ser construído em janeiro de 1997, sob encomenda do então Governador do Estado do Acre, o Sr. Orleir Messias Cameli, no estaleiro Conave, em Manaus, sendo entregue na cidade de Rio Branco-AC.

Após entendimentos entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Acre e o Comando da Marinha do Brasil, ficou decidido que o Navio seria transferido para Marinha por contrato de Cessão de uso a ser celebrado entre esta e o Governo do Estado do Acre, sendo incorporado à Marinha do Brasil, na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, em 19 de maio do ano de dois mil.

A Marinha do Brasil escolheu o nome do “Doutor Montenegro” para o navio, uma homenagem ao ilustre médico acreano Doutor Manuel Braga Montenegro, um homem simples, de poucas e boas palavras e sempre disposto ao trabalho. Assim, pode-se definir o perfil do médico Manoel Braga Montenegro, nascido na cabeceira do rio Liberdade em 14 de março de 1927, filho de uma família de imigrantes cearenses. O Navio tem como lema a frase “Saúde Sem Limite”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter