TOA – Evento do EB para identificar potencialidades regionais

Jornal do Dia (AP)


Hoje (2), das 8h às 12h, na sede do Sebrae em Macapá, se reúnem militares da comitiva de Oficiais Superiores da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), constituída por parte do efetivo de Oficiais Instrutores e Alunos.

A capacitação faz parte da Viagem de Estudos Estratégicos à Região Amazônia Oriental 2015.

A comitiva que está em atividade de ensino referente aos Estudos Estratégicos de Oficias Superiores da ECEME, será recebida pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Mateus Silva e pelo diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga que profere palestra junto aos representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio) e Federação da Indústria do Estado do Amapá (Fieap).

A metodologia do estudo foi aplicada em Brasília no período de 23 a 25 de agosto, e no período de 26 de agosto a 4 setembro, acontece simultaneamente nas áreas estratégicas da Amazônia Ocidental (Porto Velho, Manaus e Boa Vista), Amazônia Oriental (Belém, São Luís, Barreirinhas, Macapá), Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza), Centro-Oeste (Cuiabá, Campo Grande, Jardim, Antônio João, Ponta Porã e Dourados), Núcleo Central (São Paulo, Iperó, São José dos Campos, Belo Horizonte e Sete Lagoas) e Sul (Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba). A

Escola tem por missão formar oficiais de Estado-Maior para atuar como assessores nas Grandes Unidades, nos Grandes Comandos e Escalões mais elevados da Instituição, bem como formar os futuros comandantes de Organizações Militares do Exército.

Para isso, ministra, entre outros, os Cursos de Altos Estudos Militares para oficiais das diversas Armas, Quadro e Serviço, além do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército.

Esses cursos constituem condição indispensável para o acesso ao Generalato e habilitam o oficial ao desempenho dos mais elevados cargos do Exército Brasileiro. O Corpo Discente é constituído por cerca de trezentos alunos, entre os quais oficiais de Nações Amigas.

A ECEME, estabelecimento de ensino de mais alto nível do Exército Brasileiro, que comemorou em 2005 o seu centenário (foi criada por Decreto em 02 de outubro de 1905), está localizada, desde 1940, na Praia Vermelha – Urca, recanto histórico da cidade do Rio de Janeiro, próximo ao Pão de Açúcar.

Atualmente, o Comandante da ECEME é o General de Brigada Elias Rodrigues Martins Filho, que assumiu o Comando da Escola em fevereiro de 2015.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter