Exército inicia registro cartográfico do Amapá com uso de aviões e radares

John Pacheco
 

Em três anos um mapeamento aéreo com uso de radares eletromagnéticos pretende realizar o levantamento cartográfico do Amapá. O objetivo é definir de forma mais precisa aspectos da vegetação, relevo, hidrografia e sistema viário do estado.

O levantamento, está sendo feito pela 4ª Divisão do Exército Brasileiro, e será usado na consolidação de políticas públicas para a execução de obras.

Dois aviões sobrevoam diariamente os céus do estado e através das ondas geram as imagens em relevo.

As viagens duram de três a quatro horas por dia e são tripuladas por piloto, copiloto e operador de radar. Além do aspecto físico, também serão determinadas áreas de divisa, cobertura de cidades, residências e distritos.

Ao fim do levantamento, os dados do Amapá serão integrados ao Sistema Cartográfico Nacional. "A cada decolagem montamos uma base de GPS que serve de referenciamento desse ponto inicial, e durante todo o tempo de voo tem um GPS ligado para dar gerenciamento aos locais", detalhou Bruno Bastos, coordenador de aerolevantamento.

A responsável pelo setor de geoprocessamento da secretária do Estado do Meio Ambiente (Sema), Claudia Funi, explica que a base cartográfica especifica locais vulneráveis às ações do tempo, e com isso impede que obras sejam realizadas nesses pontos. "Vamos ter mais assertividade em planejar e executar atividades como construir uma estrada e conseguir planejar com mais exatidão o local para evitar regiões alagadas e com risco de deslizamentos", exemplificou Claudia.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter