COBERTURA ESPECIAL - Especial Terror - Geopolítica

02 de Maio, 2011 - 09:48 ( Brasília )

Médico egípcio aparece como possível sucessor de Bin Laden

Ayman al-Zawahri é considerado o cérebro da rede terrorista. Al-Awlaki, líder da Al-Qaeda na Península Arábica, é outro nome importante.

Com a morte de Osama bin Laden, o médico egípcio Ayman al-Zawahri aparece como possível sucessor no comando da rede terrorista  al-Qaeda. Ele é considerado o cérebro e número 2 da organização fundada por Bin Laden em 1988.

Al-Zawahri costuma aparecer nas mensagens em vídeo divulgadas pela rede terrorista. A última aparição dele com Osama foi em 2003 e, mais recentemente, pediu que muçulmanos se unissem e lutassem contra a Otan e as tropas internacionais que invadissem a Líbia ou países vizinhos nos recentes protestos pró-democracia nos países árabes.

Zawahri estaria escondido nas montanhas ao longo da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão.

Anwar al-Awlaki, líder da Al-Qaeda na Península Arábica, é outro nome importante na hierarquia da organização terrorista. Ele é um clérigo radical nascido no estado de Novo México (EUA) e faz parte da geração de jihadistas (terroristas islâmicos) digitais que utilizam a internet para conquistar seguidores.

Acredita-se que Al-Awlaki esteja escondido no sul do Iêmen e que sermões postados por ele na internet tenham inspirado novos militantes islâmicos.