COBERTURA ESPECIAL - Especial Terror - Geopolítica

26 de Março, 2012 - 17:25 ( Brasília )

FARC - Mortos 32 Guerrilheiros em Confronto com o Exército


Ao menos 32 supostos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram abatidos e outros quatro capturados em uma ofensiva das Forças Armadas colombianas realizada na madrugada desta segunda-feira no departamento de Meta, na região centro-leste, informou o presidente Juan Manuel Santos.

Foi efetuada uma operação militar "que deu resultados muito bons. Até agora, porque a operação continua, 32 membros das Farc morreram e quatro foram capturados", explicou Santos em um conselho de segurança na cidade de Villavicencio, 110 km ao sul de Bogotá. "A ofensiva continua e quero felicitar as Forças Armadas", disse Santos, informando que há duas mulheres entre os detidos.

A operação ocorre no momento em que se espera que as Farc libertem dez policiais e militares sequestrados há mais de 12 anos, e que seriam os últimos refens militares em seu poder. As Farc devem entregar estes dez reféns entre os dias 2 e 4 de abril em uma operação humanitária que será lançada a partir do aeroporto de Villavicencio.

A ação desta segunda-feira é o segundo grande golpe das forças militares colombianas nas Farc em menos de uma semana, depois de outros 36 rebeldes terem sido mortos entre os dias 20 e 21 de março no departamento de Arauca, na fronteira com a Venezuela. A operação em Arauca, por sua vez, foi realizada 48 horas depois de uma emboscada em que 11 militares foram mortos pelas Farc, a principal guerrilha do país, com 9 mil combatentes, segundo o Ministério da Defesa.