EUA deve classificar como terrorista grupo supremacista branco russo

O governo de Donald Trump deve anunciar nesta segunda-feira que está designando um grupo ultranacionalista baseado na Rússia como organização terrorista, segundo autoridades. É a primeira vez que o governo aplica o rótulo a um grupo supremacista branco.

Embora a classificação de terrorista global tenha sido frequentemente usada para tratar de extremistas islâmicos, é uma preocupação crescente entre as autoridades nos EUA a ação de supremacistas brancos violentos com ligações transnacionais nos últimos cinco anos.

Egm 2018, a Casa Branca acrescentou essa ameaça à Estratégia Nacional do Governo para Contraterrorismo. — Essas designações são sem precedentes — disse o embaixador Nathan A. Sales, coordenador de contraterrorismo do Departamento de Estado.

— Esta é a primeira vez que os Estados Unidos designam supremacistas brancos como terroristas, e isso ilustra o quão seriamente esse governo leva a ameaça terrorista de supremacia branca. Estamos fazendo coisas que nenhum governo anterior fez para combater essa ameaça.

A designação do Departamento de Estado para o Movimento Imperial Russo obriga o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro a bloquear qualquer propriedade ou ativos americanos pertencentes ao grupo. Também impedirá os americanos de negociarem com a organização e facilitará a proibição de seus membros de viajarem para os Estados Unidos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter