COBERTURA ESPECIAL - Especial Terror - Inteligência

15 de Abril, 2013 - 17:32 ( Brasília )

TERROR - Bomba na Marartona de Boston 2 Mortos 28 Feridos 17:32H




A chegada da maratona de Boston nesta segunda-feira teve duas explosões que aterrorizaram participantes e espectadores. Ainda não há informações sobre as causas do incidente, nem confirmação oficial do número de mortos e feridos.

Segundo informações repassadas pelo Departamento de Polícia de Boston à emissora CNN e à agência AP, foram confirmadas as mortes de pelo menos duas pessoas, além de outros 23 feridos.

Mas outros veículos norte-americanos divergem nestes números. Fontes dos órgãos federais de investigação informaram ao jornal The New York Post que houve pelo menos 12 pessoas mortas.

O consulado brasileiro em Boston está de prontidão em relação a questão. Mas, até agora, não há nenhum pedido de ajuda ou emergência feito por brasileiro. A informação é corroborada pelo consultado em Boston e pelo Itamaraty. A princípio, nos Estados Unidos, esse tipo de informação costuma chegar rápido ao consultado, segundo o Itamaraty.

Foram levantadas suspeitas sobre uma terceira explosão em uma livraria nas proximidades. Cerca de 130 brasileiros estavam inscritos na corrida de rua, considerada a mais antiga do mundo e que ocorre durante um feriado local do estado de Massachusetts.

Aproximadamente três horas depois que os vencedores finalizaram a prova, houve uma explosão barulhenta próxima a um hotel na Boylston Street, logo antes da linha de chegada. Outra explosão aconteceu segundos depois. Espectadores foram socorridos pelo serviço médico disponível no local para atender aos corredores exaustos.

O hotel foi interditado depois das explosões. A espectadora Cherie Falgoust relatou à agência AP que ouviu as explosões enquanto aguardava seu marido: "Eu não sei o que havia naquele prédio, simplesmente explodiu, e então voaram cacos de vidro por toda a parte. Alguma coisa atingiu a minha cabeça, não sei o que era".

O canadense Mike Mitchell, atleta que terminou a maratona, disse que estava olhando para trás na linha de chegada e viu uma "explosão massiva": "A fumaça subiu 15 metros. As pessoas começaram a correr e gritar após ouvirem o barulho. Todo mundo está assustado".

"Houve uma explosão, policiais, bombeiros e equipes de emergência médica estão no local. Não temos indicação de quantas pessoas estão feridas", disse uma porta-voz do Departamento de Polícia de Boston, que investiga as causas do incidente em parceria com o FBI.