16 de Fevereiro, 2013 - 08:00 ( Brasília )

Terrestre

MAN - 6x6 Supera Expectativas





O primeiro caminhão protótipo 6×6, baseado no modelo VW Constellation 31.320 com capacidade para até dez toneladas de carga útil em qualquer terreno (QT), foi apresentado ao Exército Brasileiro durante testes da MAN realizados em campo especial da AMAN.

Transportando equipamento de artilharia (obuseiro) de seis toneladas, o novo veículo foi submetido a condições severas e reais de operação e apresentou resultados acima das expectativas das autoridades presentes.

O novo chassis foi desenvolvido pela engenharia da fábrica de Resende em conjunto com o BMB e possui configuração especial para atender às necessidades do Exército Brasileiro. Tem capacidade de transpor cursos d’água de até um metro de profundidade, vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral. O veículo também foi aprovado no teste do Exército Brasileiro e subiu com tranquilidade um degrau com mais de 30 centímetros de altura.

A partir do mês de maio, o Exército Brasileiro poderá testar uma unidade própria em suas instalações. Além do transporte de obuseiros em estradas de difícil acesso, o caminhão 6×6 poderá ser utilizado para o transporte de tropas e de material para construção de pontes ou como porta-container.

O caminhão VW Constellation 31.320 6×6 (dez toneladas QT) complementará a linha de produtos militares da MAN Latin America, ao lado dos modelos 15.210 4×4 (cinco toneladas QT) e 13.180 4×4 (2,5 toneladas QT), que será entregue ao Exército Brasileiro no próximo mês de março, produzidos sob medida para atender às necessidades de cada operação.

Nota DefesaNet - A BMB, Centro de Customizações exclusivo MAN Latin America, que atua desenvolvendo e realizando adaptações em caminhões e ônibus Volkswagen, iniciou suas operações em setembro de 2001 para suprir a crescente demanda por produtos especiais cuja produção em uma linha de montagem se torna inviável por conta dos baixos volumes e da alta complexidade..

Suas operações são desenvolvidas numa moderna planta industrial onde já foram modificados mais de 90.000 veículos. Dentre os destaques estão os ônibus de piso baixo com acessibilidade universal, os veículos com 8×2 e 8×4 com dois eixos direcionais entre outros produtos e soluções sobmedida.

Matérias relacionadas:

Dr. Pietro Borgo Assume Rheinmetall MAN Military Vehicles Link

MAN já tem 600 unidades na frota do Exército 2011 Link


Volkswagen encerra hegemonia de 50 anos da concorrência 2007 Link


MAN AG Compra Operação de Caminhões da Volkswagen do Brasil 2008 Link