AFV – Sham II: Blindado dos Rebeldes Sírios

BISHQATIN, Síria: Olhando à distância parece uma grande caixa de metal enferrujada. Uma análise mais aproximada revela os avanços dos rebeldes sírios: um blindado feito artesanalmente pronto para o emprego em operações.

Sham II, batizado em nome da síria tradicional, foi construídos sobre um chassi  de um automóvel e segundo os rebeldes “100% produzido na Síria.”

Requereu “um mês de trabalho”, desde o projeto, montagem e o desenvolvimento do veículo, afirma seu projetista Mahmoud Abud da Brigada rebelde Al-Ansar, na região de Aleppo.

A estrutura feita em chapas de aço comum soldadas, tem 4 metros de comprimento e 2 metros de largura, é equipado com uma metralhadora 7,62 mm controlada desde o interior do veículo.

O Sham II tem 5 câmeras de video:  3 na frente e 1 à ré e outra fixada na metralhadora.

A tripulação  dentro da cabine está totalmente protegida no interior do veículo, com o motorista operando o veículos desde o interior deste através da observação dos monitores  que mostram as imagens capturadas pelas câmeras.

O metralhador, sentado ao lado do motorista,  observa outro monitor, e pode acionar a metralhadora usando o Joy Stick equipado com botões.

As fotos tomadas pelo fotógrafo da Agência AFP mostra  ao menos os dois tripulantes confortavelmente sentados no interior do blindado.

A espessura das placas de blindagem têm 25 mm e Segundo o projetista suporta até tiros de canhões de 23mm.

O Sham II entretanto não resiste ao impacto de munições lançadas pelos  RPG ou disparos de munições de blindados sírios.

“Foi o meu irmão, que é engenheiro que teve a idéia. Nós pegamos um carro,  deixamos o motor diesel  e construímos a estrutura,” afirma  Abud, comandante rebelde baseado in Bishqatin, próximo à área de impacto de Aleppo.

“Não incluindo o armamento, o custo do veículo não ultrapassou UD$10.000,” afirmou Abud.

O Sham II, como indica o nome,é uma versão aperfeiçoada de seu predecessor. A versão anterior protegia o motorista,  mas o restante da tripulação ficava desprotegida ao fogo inimigo.

O Sham I já participou de combates e o Sham II entrará logo em operações na região de Aleppo, como parte  das ações do Batalhão Saad Benmoaz da Brigada Al-Ansar, afirmou Abud.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter