04 de Novembro, 2012 - 17:50 ( Brasília )

Terrestre

SABER JUNCTION - Blindados rolam na Alemanha novamente

Maior manobra da OTAN na Alemanha desde 1989.

Saber Junction 2012, é o maior exercício do U.S. Army Europe, em mais de 20 anos. Desde  1989 não eram  realizados exercícios de grande porte da OTAN e dos Estados Unidos, na Alemanha.

Uma difícil situação política posta pelos alemães (Nicht Mehr- Não mais), blindados (panzers) e tropas estrangeiras percorrendo as estradas alemãs em todas as direções. Como exemplo no auge da Guerra Fria, nos anos 80, estavam posicionadas tropas blindadas dos seguintes países: Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Canadá, Reino Unido e sem falar da própria Alemanha.  Adicionar tropas de infantaria, unidades de artilharia, etc. Havia mais a Brigada Berlin com tropas dos Estados Unidos, França e Inglaterra, posicionados na atual capital alemã.

A Saber Junction  é um exercício multinacional, envolvendo mais de 1.800 soldados de 19 diferentes nações além de centenas de viaturas militares e aeronaves e helicópteros.

Realizado pelo U.S. Army Europe com o seu commando “Joint Multinational Training Command” e  “Joint Multinational Readiness Center” nos campos de treinamento da Baviera, Sul da Alemanha, de Grafenwoehr (blindados) e Hohenfels (infantaria), no período de 30 Setembro a 30 de Outubro de 2012.

O exercício foi a retomada de manobras convencionais na Europa e integrá-las em um novo contexto pós-Afeganistão. Assim os soldados operam em combate terrestre em uma combinação de missões, ofensivas, defensivas, e de estabilização assim como operar contra grupos terroristas.   

Na Saber Junction 2012 operaram : caças, helicópteros, Carros de Combate  (Leopard 2A6 Challenger 2),  Infantry Fighting Vehicles (Marder, BMP, Warrior), Stryker Combat Vehicles, em um total de  200 viaturas de rodas e 90 viaturas de lagartas.

Foi com surpresa ver que os britânicos ainda mantém o Carro de Combate Challenger 2 na Alemanha, assim como a unidades de infantaria blindada equipadas com o Warrior.

Curioso observar viaturas de origem soviética BMP, agora operadas por Forças Búlgaras e M113 simulando T-72/80 cruzando os campos e estradas da Alemanha.

Todas as fotos deste artigo são do US Army Europe.

Nota DefesaNet Leia a matéria
Holanda – Fim dos Carros de Combate Maio 2011 Link

No vídeo abaixo há uma descrição das operações a serem realizadas na Saber Junction 2012.