06 de Agosto, 2012 - 13:30 ( Brasília )

Terrestre

Polônia: 1000 novos veículos de combate


Ricardo Fan
DefesaNet

Websites internacionais de notícias e especializados informam que o Ministério da Defesa da Polônia pretende adquirir pelo menos 1000 novos veículos de combate, na plataforma única de veículo blindado leve Anders, de fabricação polonesa.

A empresa polonesa Obrum (Bumar Group) é a encarregada do desenvolvimento da plataforma Anders. Os trabalhos iniciaram-se no ano de 2008. Os modelos de tanques de reconhecimento blindado dessa plataforma foram apresentados na Polônia em 2010.

Ainda em 2010, o Anders foi testado com sucesso com um canhão 120 mm fabricado pela RUAG empresa suíça. Em 2011 foi anunciado pela primeira vez ao público que fundos foram investidos na pesquisa e desenvolvimento para acelerar o produção das diversas plataformas e variantes do Anders, e ainda, para criar  possibilidades de novos mercados com parceiros nacionais e internacionais.

Multirole Combat Vehicle

O Anders foi idealizado como uma plataforma modular multiuso para a execução de diferentes missões. As variantes previstas incluem um veículo de reconhecimento, veículo de combate de infantaria (infantry fighting vehicle- IFV), veículo blindado de socorro (armoured recovery vehicle - ARV), veículo de apoio de fogo (fire support vehicle - FSV) ou tanque leve (equipado com canhão RUAG 120mm com carregamento automático), veículo de engenharia, veículo de defesa anti-aerea, veículo de artilharia autopropulsada de 155mm (howitzer),veículo de evacuação médica, lançador de foguetes e “radar carrier”. Isto prova que o veículo blindado Anders  foi concebido como uma plataforma universal e "multi-purpose", com grande potencial de desenvolvimento, segundo como planejado incialmente no programa da Obrum.

O Anders é mototizado por um V8 MTU 199 turbo disel de 720hp de potência. Um gerador elétrico 120kW, situado entre o motor ea transmissão hidro-mecânica.  O peso do veículo na plataforma básica é de aproximadamente de 20t e na configuração tanque leve é de 33t a 40t. A relação peso/potência é 22hp/t. Isso dá uma velocidade ao Anders de 72 quilômetros por a hora em estrada com uma autonomia de cerca de 600 km.

Em um tempo recorde, em menos de 12 meses, o Anders mostrou que ele pode ser armado com três tipos de canhões, 30 mm, 105 mm e 120 mm. Está é uma informação muito importante para futuros
clientes potenciais.  Os primeiros protótipos dos novos veículos blindados estão previstos para os próximos dois anos.

O Ministério da Defesa polonês não informa exatamente qual plataforma de blindados planeja adquirir no primeiro momento, é sabido apenas que serão vários tipos de modelos.

Com Voz da Rússia