11 de Julho, 2012 - 22:45 ( Brasília )

Terrestre

MALÁSIA – Avança Programa do Blindado AV8 da DEFTECH


A Malásia assinou em janeiro de 2010 um acordo com a empresa Turca FNSS para compra de tecnologia  do veículo blindado PARS 8x8. Para isto também criou um programa industrial onde dois são os parceiros principais: a FNSS (Turquia) e a THALES (França), também participa a DENEL (África do Sul).

A empresa FNSS fornece a plataforma do sistema do veículo PARS  8x8 e alguns sistemas de blindagem. A THALES desenvolve a arquitetura eletrônica e sensores do veículo.

A estatal Sul-africana DENEL fornecerá armamentos, canhões de 30 mm e torres tripuladas e não-tripuladas. Também o sistema de míssil Ingwe anti-carro.

Na Malásia o veículo será produzido pela empresa DEFTECH, que deterá os direitos de exportação do AV8, como é chamado naquele país.

O governo da Malásia aprovou o investimento de U$ 2,5 bilhões para o primeiro lote.  O Exército Malaio prevê adquirir 257 unidades do DEFTECH AV8. Assim o custo unitário aproxima-se a 10 milhões de dólares a unidade. No mínimo o dobro ou o triplo de veículos similares no mercado internacional.

Porém o governo assume este valor para ter uma independência no desenvolvimento e aquisição dos direitos intelectuais e propriedade para comercializar o veículo no mercado internacional.

Brasil na rota do DEFTECH AV8

No recente evento Armoured Vehicles Brazil o Dr Yazin Ahmad, Programme Manager Military Vehicles do STRIDE (Science and Technology Directorate) do Ministério de Defesa da Malásia apresentou a evolução e os testes do AV8.

O conceito de mobilidade desenvolvido para a Família de Veículos AV8  pelos Malaios é inovadora e é apresentada como : “On Road, Off Road e No Road” O conceito “No Road” pode ser verificado em  foto neste artigo.

A suspensão pneumática e o duplo circuito de controle de pressão dos pneumáticos aliado a tração nas oito rodas mais a manobrabilidade em todas elas garante ao AV8 uma performance inigualável.

A apresentação do Sr Ahmad atraiu a atenção de vários representantes dos países presentes à conferência.

DENEL anuncia o maior contrato de exportação

Na terça-feira (10JUL12), a estatal sul-africana DENEL anunciou o seu maior contrato de exportação com o Exército da Malásia. O valor do contrato ascende a €340 Milhões de Euros.

A DENEL fornecerá  os seguintes equipamentos ao Exército Malaio para serem integrados ao DEFTECH AV8:

      - 69 Torretas de 2 lugares equipadas com canhão GI30 30 mm;
      - 54 Torretas equipadas com canhão GI30 e o míssil Ingwe;
      - 54 Torretas operadas de forma remota, e
      - 216 Mísseis guiados a laser Ingwe

As torretas e o canhão são produtos da DENEL Land Systems e o míssil Ingwe da DENEL Dynamics.

O primeiro lote de torres já está em produção e deve ser embarcado para a Malásia para testes no início de 2013. O contrato prevê fornecimentos em um período de sete anos.