SELEX ELSAG e o Exército Brasileiro assinam contrato para a conclusão da atualização do sistema de comunicações táticas SISTAC

São Paulo, 20 de junho de 2012 – A SELEX Elsag, uma empresa do grupo Finmeccanica, assinou um contrato com o Exército Brasileiro para concluir a atualização do sistema de comunicações táticas SISTAC. Este contrato segue e completa aquele assinado no início de 2011, para um investimento total de mais de 5 milhões de euros e uma extensão de garantia para 3 anos. As atividades de atualização serão concluídas no início de 2013.

O SISTAC é um sistema de comunicações táticas baseado em cabines shelter, que está implantado na região sob a jurisdição do Comando Militar do Sul para fornecer suporte à 3 ª Divisão do Exército Brasileiro.

Operando desde 1998, utilizado pelo 1º Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo, no estado do Rio Grande do Sul, o SISTAC foi o primeiro sistema deste tipo a ser adquirido pelas Forças Armadas Brasileiras. Trata-se de uma rede integrada de comunicação digital multi-serviços, capaz de fornecer serviços de voz e dados, em claro e criptografados, e também a interface com redes externas e com sistemas de rádio convencionais. Com a atualização completa, a versão modernizada do sistema poderá contar com rádio enlaces digitais de última geração, roteadores switch multi-serviços, encriptadores e um avançado sistema de gerenciamento de rede. Todos estes elementos vão permitir uma arquitetura "dat a-focused", que é um primeiro, mas importante passo no processo de implementação das chamadas "Network-Enabled Capabilities" do Exército brasileiro.

Neste sentido, o General Antonino dos Santos Guerra Neto, Comandante do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro (CCOMGEX), afirma que: "A implementação da 2ª fase da revitalização (upgrade) do Sistema Tático de Comunicações da 3ª Divisão de Exército (SISTAC/3ª DE) é o reflexo de um processo contínuo de adequação tecnológica e de investimentos na Área de Comando e Controle (C2), necessários para se elevar ao "Estado da Arte" as Comunicações do Exército Brasileiro."

A SELEX Elsag é ativa no mercado brasileiro desde os anos 90, através da subsidiária SELEX Communications do Brasil. A presença local se tornou a chave para o sucesso, tendo a oportunidade de trabalhar em sinergia com o cliente, fornecendo soluções que atendam suas necessidades e criando condições para garantir a continuidade dos negócios. Hoje, a SELEX Elsag fornece ao Exército sistemas táticos de comunicações de área e suporta as operações das forças especiais do Exército e da Marinha, graças a soluções globais para atender às necessidades de Forças Armadas cada vez mais engajadas em outras frentes do que a tradicional da Defesa.
 
Com uma ampla gama de soluções de comunicação, automação e segurança, a SELEX Elsag é ativa no país em outras áreas de negócio civil, por exemplo, na Administração Pública (Correios, Governos Regionais, Polícia, etc ), nos transportes (metrô, ônibus, trens) e empresas privadas do petróleo, eletricidade e serviços públicos.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter