05 de Março, 2012 - 16:25 ( Brasília )

Terrestre

AGRALE Desenvolve 1º Chassi para Miniônibus 4X4 do Mercado Brasileiro

Sistema do Volare Escolarbus 4X4 foi desenvolvido em tempo recorde e contou com a experiência na fabricação dos utilitários militares Agrale Marruá

Caxias do Sul(RS), 5 de março de 2012 - A Agrale, líder nacional na produção de chassis leves, desenvolveu o primeiro sistema de tração nas quatro rodas do mercado brasileiro para miniônibus. Lançado em fevereiro deste ano, o chassi com encarroçamento Volare Escolarbus 4X4, foi concebido para trafegar em locais de difícil acesso onde um veículo com tração convencional não tem condições de ser utilizado.
 
Segundo Pedro Soares, diretor técnico da Agrale, o projeto foi desenvolvido  em parceria com a Volare para atender à demanda do programa Caminho da Escola para o transporte de estudantes na zona rural.  “Foi um trabalho no qual utilizamos a nossa experiência na fabricação de utilitários militares 4x4 para conceber esse novo projeto. O resultado foi um modelo com sistema de tração muito robusto e que pode trafegar com segurança e tranquilidade por locais sem pavimentação, de difícil acesso e até alagados”.
 
O chassi Agrale 4x4 possui características que facilitam a condução, mesmo em locais sob condições severas. Tem ângulos de entrada e saída maiores, distribuição de peso diferenciada para melhorar a transmissão de força, e proteções especiais para o cárter do motor e para o tanque de combustível.
 
O projeto recebeu eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida, que multiplica o torque em baixas rotações nos dois eixos para facilitar a locomoção em percursos difíceis. As suspensões dianteira e traseira também foram recalibradas, para aumentar o vão livre em relação ao solo, sem comprometer o acesso dos estudantes.
 
É Equipado com motor MWM, com potência de 110 cv e torque de 380 Nm,  câmbio EATON de cinco velocidades e caixa de transferência de dupla velocidade, com PBT de 6.650 kg.