26 de Janeiro, 2012 - 15:05 ( Brasília )

Terrestre

SUÉCIA - Adquire Veículos Todo Terreno da BAE Systems

BAE Systems fecha contrato de £65 milhões com a Suécia para fornecer Veículos para Todo Terreno

ÖRNSKÖLDSVIK, Suécia – A BAE Systems assinou um contrato com a FMV, a agência sueca de administração de material de defesa, para fornecer 48 veículos blindados Todo Terreno BvS10, incluindo um amplo pacote de suporte.

O contrato, avaliado em £65 milhões (US$ 100 milhões), sucede a seleção prévia de seu veículo BvS10, em 5 de janeiro. Prevê também a opção de fornecimento de outros 127 veículos e de um pacote de suporte ainda mais abrangente, podendo incluir apoio ao teatro de operações bélicas. Se concretizado, o valor total poderá ser superior ao triplo do atual.

O veículo BvS10 foi escolhido por meio de licitação aberta em junho de 2011.  As características específicas do contrato incluem uma melhor ergonomia e proteção para a tripulação, integração da estação de armas remota Protector e sistemas de gestão de rádio e campo de batalha.  Além disso, os veículos também serão equipados com lançadores de granadas de fumaça, visando a uma cobertura de 360 graus.

“Fizemos uma avaliação geral do desempenho, preço, custos de suporte dos dois veículos da concorrência e de sua capacidade de entrega-los conforme os requisitos”, disse o General Brigadeiro Anders Carell, Coordenador do comando de compras de sistemas de terra da FMV.  “O resultado de nossa avaliação favoreceu claramente a BAE Systems e seu BvS10”.

Os 48 veículos BvS10 serão entregues nas seguintes variantes: transporte de tropas, veículo de comando, ambulância e transporte logístico. Serão fabricados nas recém-reformadas instalações, em Örnsköldsvik, com as primeiras entregas marcadas para outubro de 2012 e a entrega final em novembro de 2013.

“O contrato com a FMV é mais uma prova da capacidade superior que o versátil BvS10 oferece”, disse o Diretor Executivo da BAE Systems Vehicles, Jan Söderström. “Graças à nossa recém-reformada fábrica, poderemos fornecer os BvS10s em um prazo curto e a um preço muito competitivo.  As Forças Armadas Suecas poderão contar com uma combinação ideal de mobilidade e proteção”.

A Suécia agora faz parte do grupo que opera os veículos BvS10, composto por Reino Unido, Holanda e França. Mundialmente, já foram vendidas mais de 10 mil unidades da linha anterior de veículos BV206 de menor porte.