15 de Janeiro, 2012 - 19:35 ( Brasília )

Terrestre

IVECO vence o Rali PARIS-DAKAR 2012


Com o primeiro, segundo e sexto lugares no ranking geral da categoria caminhões, a Iveco dominou o Dakar 2012, edição 33, considerado o rali mais importante do mundo, que contou com a participação da maior parte dos fabricantes de veículos europeus e asiáticos.

A equipe Petronas-De Rooy-Iveco venceu o rali com o piloto holandês Gerard De Rooy, dirigindo um Powerstar Iveco, um veículo produzido e vendido pela Iveco na Austrália. O caminhão foi equipado com um motor FPT Cursor 13, com mais de 900 cavalos de potência, e peças Magneti Marelli. Logo depois os outros pilotos da equipe, Stacey e Biasion levaram dois Iveco Trakker Evolution 2, também equipados com o mesmo motor. Os três veículos vencedores são veículos padrão adaptados às condições extremas do rali.

"A participação da Iveco no Dakar 2012 confirma mais uma vez a excelente confiabilidade dos caminhões Iveco e dos motores FPT. Vencer o rali e classificar 3 caminhões nas primeiras  6 posições é um sucesso extraordinário, que mostra a eficiência, força e segurança do Trakker Iveco e Powerstar, já considerados pelos clientes como soluções ideais para uso diário e para os desafios mais difíceis. Meus agradecimentos especiais aos pilotos e todos os outros membros da equipe pelo empenho e dedicação ", comentou o CEO da Iveco, Alfredo Altavilla.

Para a Iveco, o Dakar 2012 foi uma grande oportunidade para confirmar a confiabilidade de seus produtos em terrenos extremamente difíceis. Cada veículo foi levado a condições extremas cruzando três países da América do Sul. A corrida, que começou em 01 de janeiro de 2012 em Mar del Plata, Argentina,  cruzou o Chile e o Peru, cobrindo 14 etapas, num total de 8.500 quilômetros, cerca de 4.200 dos quais contra o relógio.


Rali Dakar: Conhecido no início como Paris Dakar e disputado de 1979 a 2007, entre Europa e África, a maior e mais dura prova do automobilismo mundial ocorre sempre no começo de cada ano, com largada no primeiro dia de janeiro e chegada no décimo quinto dia do ano. Desde o ano de 2009 é disputado entre países da América do Sul, devido questões de segurança no antigo trajeto. Neste ano 76 caminhões das mais renomadas marcas foram inscritos na competição ( IVECO, Tatra, KAMAZ). A equipe Iveco, que lidera o rali desde o início, conta com cinco caminhões na competição e mais cinco veículos no apoio.

DefesaNet

A vitória dos caminhões IVECO no Paris Dakar 2012 tem um significado para os projetos militares brasileiros. O moto FTP Cursor com 900 HP de potência usado pelos IVECO é o mesmo modelo a ser empregado na VBTP-MR Guarani com uma potência de cerca de 400 HP.