AFV – SLATE KITS para VAB operando no Afeganistão

Atendendo a um requerimento  operacional urgente, a  Renault Trucks Defense forneceu 80 kits  SLATE (Acoustic Sniper Localization System) para a Agência de Armamentos da França (Direction Générale de l'Armement -DGA), forneceu em fins de novembro de 2011,  a integração da versão TOP 12.7 ao  veículo blindado VAB no  Afeganistão.

O sistema SLATE consiste da antena acústica PILARw  para detecção de disparo de tiros de snipers, produzido pela  01dB-Metravib, a qual é conectada ao sistema de armas de controle remoto  KONGSBERG TOP 12.7 (PROTECTOR M151) e uma interface com a tripulação.

Com o sistema integrado ao VAB, o sistema permite uma muito rápida pronta resposta contra ataques tipo sniper .  Tão pronto um tiro é identificado , a tripulação do VAB pode decidir que a a torreta seja apontada em direção de onde veio o disparo. O alvo pode ser identificado e o se disparado fogo de retorno imediatamente.

As novas funcionalidades foram desenvolvidas em parceria com a DGA  e os usuários, Departamento Técnico do Exército Francês  (STAT) para ampliar a proteção das tropas. A sensibilidade do sistema SLATE permite  que  o nível da ameaça seja  determinado que tipo de arma foi usada. Ao mesmo tempo o sistema SLATE armazena a localização geográfica  do ataque na memória, mesmo que o VAB movimente-se.

O VAB pode então mover-se para procurar proteção quando sob o alvo de tiros. Graças ao alcance proporcionado pelas armas TOP 12,7 weapon station (12,7 mm metralhadora ou um lançador de granadas de 40mm), a tripulação pode afastar-se do alvo enquanto retém a opção de neutralizar os alvos de uma distância segura.

Finalmente  o Sistema SLATE pode ser conectado aos sistemas  de Informação e controle  para aperfeiçoar  a troca de informações ao nível tático.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter