29 de Novembro, 2011 - 09:17 ( Brasília )

Terrestre

EB em Revista - Notícias do Exército


- Comando Militar do Sul

1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Operação Barbela

Santiago (RS) - Fotos: 01 e 02

De 21 a 24 de novembro, o 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realiza a Operação Barbela no Campo de Instrução de Rincão. O Exercício emprega 600 militares em 180 viaturas e visa ao adestramento dos Comandantes das Organizações Militares subordinadas à Brigada e seus Estados-Maiores.

- Comando Militar do Sudeste

12 ª Brigada de Infantaria Leve – Operação Poço Preto

Caçapava (SP)
- Fotos: 03 e 04

Entre 21 e 25 de novembro, a 12 ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) realizará a Operação Poço Preto, coordenada pela 2ª Divisão de Exército. O início dos trabalhos foi caracterizado por uma formatura presidida pelo comandante da 2ª DE, General-de-Divisão Floriano Peixoto Vieira Neto, acompanhado pelo Comandante da 12ª Bda Inf L (Amv), General-de-Brigada Carlos Cesar Araújo Lima. A Operação de GLO reúne um efetivo de aproximadamente 1000 militares.

- Comando Militar do Planalto

6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes e Campo de Instrução de Formosa – Programa de Adestramento

Formosa (GO)
- Fotos: 05 e 06

De 7 a 11 de novembro, o 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes e Campo de Instrução de Formosa realizou o Programa de Adestramento Básico. Foram desenvolvidas atividades com lançamento de foguetes SS-30, SS-40 e SS-60. Durante o exercício, o 1º Subchefe do COTER, General-de-Brigada César Augusto Nardi de Souza, acompanhou as atividades no terreno e observour a execução de uma das missões de tiro.

- Comando Militar do Oeste

9º Grupo de Artilharia de Campanha – Exercício de Adestramento

Nioaque (MS)
- Fotos: 07

De 7 a 10 de novembro, o 9º Grupo de Artilharia de Campanha realizou  o adestramento de seus subsistemas, culminando com a realização do tiro com munição 105 mm autoexplosiva e Iluminativa. A Operação foi acompanhada pelo Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General-de-Brigada Jose Carlos Cardoso.

XVII Encontro de Guerreiros de Selva do CMO

Campo Grande (MS)
- Fotos: 08

No dia 12 de novembro, o Comando Militar do Oeste (CMO) recebeu militares da ativa e da reserva da Guarnição de Campo Grande, portadores do curso Guerreiro de Selva. O XVII Encontro de Guerreiros de Selva do CMO ocorreu na sede do Comando, com a presença de militares da Base Aérea de Campo Grande, incluindo o Comandante, Coronel Aviador John Kennedy Greiffo. O evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior do CMO, General-de-Brigada Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. O Coronel Rubem de Sá Padilha recebeu um certificado, por ser o Guerreiro de Selva de turma de formação mais antiga presente ao evento.

- Comando Militar do Nordeste

24º Batalhão de Caçadores – Operação Maranhão

São Luís (MA) - Fotos: 09 e 10

O 24º Batalhão de Caçadores recebeu, por intermédio do Comando de Operações Terrestres, a missão de empregar recursos operacionais militares necessários para atuar em Operações de Garantia da Lei e da Ordem, no Estado do Maranhão. Para isso, o Batalhão irá coordenar, com os Órgãos de Segurança Pública Federais, Estaduais e Municipais, as ações de GLO, denominadas Operação Maranhão.

- Comando Militar do Leste

Tiro de Guerra 04/034 – Instrução

Varginha (MG)
- Fotos: 11 e 12

No dia 20 de novembro, no campo de instrução da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), o Tiro de Guerra de Varginha realizou a prática das instruções de técnicas especiais previstas no Programa Padrão Básico/5. A atividade contou com o apoio do Batalhão de Comando e Serviço da EsSA e do Corpo de Bombeiros Militar de Três Corações (MG), e teve como finalidade adestrar os Atiradores para defesa territorial através de situações de simulação de combate.

- Comando Militar da Amazônia

53º Batalhão de Infantaria de Selva – Formatura

Itaituba (PA)
- Fotos: 13 e 14

No 19 de novembro, o 53º BIS realizou a formatura alusiva ao Dia da Bandeira, com entrega solene de medalhas. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, representações de tropas das Forças Auxiliares e militares da reserva.