28 de Novembro, 2011 - 09:18 ( Brasília )

Terrestre

Assinatura de Contrato de Estratégias – Planejamento Estratégico do Exército


Brasília – No dia 21 de novembro, oficiais-generais representantes de todos os órgãos da alta administração do Exército assinaram o contrato de estratégias referente ao Sistema de Planejamento Estratégico 2011 (SIPLEx).

O trabalho, iniciado ao final do ano de 2009, contou com a participação do Grupo Lince, encarregado da atualização e controle dos cenários prospectivos vislumbrados pela Força, e dos Órgãos de Direção Setorial (ODS), dos Órgãos de Assistência Direta e Imediata (OADI) e dos Comandos Militares de Área, na elaboração do diagnóstico estratégico.

Durante o ano de 2011, foram realizadas três reuniões com os representantes dos ODS, OADI e Subchefias do Estado-Maior do Exército para consolidar o Planejamento Estratégico do Exército (PEEx) para o período de 2012 a 2015.

A elaboração do Planejamento Estratégico, com participação de todo o Exército Brasileiro, foi baseada em uma análise estratégica, abrangente e completa. Para isso, foi conduzida em conjunto, em todas as suas fases, contemplando sistemas, capacidades, macroprojetos e o Projeto de Força do Exército (Proforça).

Anualmente, o diagnóstico estratégico será atualizado, bem como o SIPLEx, num processo de planejamento dinâmico, contínuo e flexível.

Fonte: Exército Brasileiro