21 de Novembro, 2011 - 12:05 ( Brasília )

Terrestre

AFV - Munição Real – Resposta Real

ADS GmbH e a Rheinmetall demonstram inovadora tecnologia ADS de proteção para veículso táticos

Lança-granadas, mísseis antitanque  e “Explosively Formed Projectiles (uma variante perigosa dos IEDs), todos representam uma grave ameaça às tropas, que  operam  em um conflito e pós-conflito moderno. Produzido pela Rheinmetall a  e ADS GmbH (empresa do Gurpo Rheinmetall), o novo Sistema de Defesa Ativa (Active Defence System  - ADS) é uma confiável contramedida, como foi demonstrado nos testes recentes no polígono de tiro da Rheinmetall,  no norte da Alemanha, em Unterluess, na presença de mais de  120 especialistas de dez países.

ADS é o sistema mais avançado do mundo para proteção ativa de veículos militares, de todas as classes de peso, das ameaças encontradas nas operações. Ele opera de acordo com o princípio hard-kill. O sistema de sensores detecta um projétil aproximandos-se, seja um míssil ou uma carga-ôca. Então, em questão de microsegundos, o sistema ativa um setor de proteção, A aplicação de energia dirigida ao projétil  o destrói.

Com a trajetória descendente do ADS(montado no topo dos veículos,  minimiza os danos colaterais na zona circundante ao veículo.

No início de 2011,  um sistema completo ADS foi montado em um veículo de transporte blindado Fuchs / Fox 1A8, para testar a capacidade em um veículo 6x6.. Além de demonstrar que o ADS pode ser integrado a um veículo já existente sem alterar significatlvamente os parâmetros básicos de: volume, peso e demanda de energia, mobilidade manuseio. Os testes foram realizados noDefence Technology Detachment 41, em Trier.
 
Os testes foram foram concluídos com sucesso, em junho de 2011.
 
Foi  decidido conduzir um teste balístico disparando um  RPG7 (“Panzerfaust”) contra o veículo

O testte foi realizado no campo de Unterluess, da Rheinmetall, um veículo Fuchs / Fox foi rebocado a uma velocidade de 20 km/h, aytavés de um cabo de aço.
 
Durante o deslocamento foi disparado o RPG7 a uma distância de
18 metros do veículo. O pequenadistância foi escolhida para demonstrar a capacidade do sistema ADS em responder a tão curta distância, única no mundo. E também ter certeza que a munição carga ôca tinha sido armada.

Os sensores do ADS detectaram o ataque, e identificaram o projétil que se aproximava como uma ameaça. Imediatamente o ADS iniciou a ação para destruir a ameaça. O impacto residual foi  insuficiente para penetrar a blindagem do veículo, e foi, de fato, tão fraco que o veículo foi capaz locomover-se após ser acionado o seu motor.

Os espectadores, localizado a apenas 150 metros de distância, assistiram a apresentação ao vivo, e puderam inspecionar o veículos após o disparo.

A importante  demonstração com o veículo blindado  Fuchs / Fox 1A também mostrou que o sistema ADS poderia ser integrado  efetivamente aos veículos já em uso para tender aos  desafios do campo de batalha moderno.

A ADS Gesellschaft für aktive Schutzsysteme mbH,na qual a Rheinmetall AG, de Düsseldorf detém uma parcela  74%, sendo o restante em poder da IBD GmbH,  de Lohmar, Alemanha.

Um número dos Exércitos mostra interesse na tecnologia ADS. Especialistas
colocarm o número de veículos, que necessitam de  sistemas de proteção “ativos”, ao redor de dezenas de milhares.

Rheinmetall -  conceito de proteção abrangente

O “conceito de proteção abrangente” éuma sofisticada combinação de sistemas de proteção ativa e passiva acoplados com sistemas soft-kill para fornecer um nível de sobrevivência às  tripulações de veículos militares
compatíveis com as ameaças atuais.

É por isso que Rheinmetall está  expandindo sistematicamente seu portfolio de tecnologias, com a adição de novos recursos através de uma série cuidadosa de  aquisições:
Rheinmetall Chempro GmbH, Rheinmetall Verseidag Ballistic Protection GmbH and ADS Gesellschaft für aktive Schutzsysteme mbH. O grupo é agora capaz de oferecer variedade única de Capacidade de Proteção Inovadora.

Proteção em conformidade com o "princípio de cebola"

O conceito de proteção abrangente da Rheinmetall é baseada em uma abordagem multi-camada,sendo o sistema ADS a camada de defesa mais  externa - Especialmente constituindo uma solução inovadora e eficiente em combate que ataca as ameaças antes que elas atinjam o alvo.

Soluções passivas formam uma linha essencial segunda linha da Defesa; Estas incluem add –on- armor, feitas de materiais compostos ou cerâmicas. Aqui, Rheinmetall está indo adiante com o desenvolvimento de novas tecnologias, permitindo suprir os militares com proteção completa em um único fornecedor, por exemplo, coletes a prova de bala,  cabines a prova de balas e explosões para veículos de transporte (caminhões).

Completando o conceito de proteção Rheinmetall há  uma variedade de soluções soft-kill de alto desempenho, não só veículos terrestres mas também para aeronaves de asa fixa, helicópteros e navios. Um exemplo é o sistema de fumígeno  "Rosy"

Para tornar invisíveis os veículos ao inimigo no caso de um ataque, enquanto o sistemna  Rheinmetall MASS de contramedidas naval é o atual  padrão mundial.

DefesaNet

Para uma análise da proteção passiva veja o artigo:

BLINDADOS - Guarani realiza testes antiminas Maio - Link