17 de Novembro, 2011 - 10:20 ( Brasília )

Terrestre

EB em Revista - Notícias do Exército


- Comando Militar Leste

21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista – Operação

Rio de janeiro (RJ) - Fotos: 01 e 02

De 17 a 21 de outubro, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista participou da Operação da 1ª Bda AAAe. O evento contou com a participação de OM de artilharia antiaérea, da EsACosAAe, e de militares e civis estrangeiros.

15º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Tiro

Rio de Janeiro (RJ) - Fotos: 03 e 04

Em 31 de setembro e 7 de outubro, o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Escola realizou tiros com canhão 90 mm da viatura blindada de reconhecimento Cascavel, com as metralhadoras .50 e MAG, e com o morteiro 81 mm.

- Comando Militar do Sul

Artilharia Divisionária da 6ª Divisão de Exército – Operação Farroupilha

Porto Alegre (RS) - Fotos: 05 e 06

De 29 de outubro a 1º de novembro, a Artilharia Divisionária da 6ª Divisão de Exército (AD/6) coordenou a Operação Farroupilha/2011, para adestrar os subsistemas de Artilharia de Campanha da Divisão e avaliar o desempenho dos militares em situação de combate continuado. Foram realizados duzentos e vinte tiros de 155 mm e cento e quatro tiros de 105 mm, com a utilização de munições fumígena e iluminativa.

15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Operação Tupi

Lapa (PR) - Fotos: 07 e 08

De 27 de outubro a 5 de novembro, militares do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15º GAC AP) participaram da Operação Tupi, exercício no terreno do período de adestramento. Todos os subsistemas de Artilharia da Unidade, incluindo a realização de tiro real com granadas explosivas, fumígenas e iluminativas, foram postos em prática. O exercício contou com a participação de Unidades do Paraná e de Santa Catarina.

6ª Divisão de Exército – Operação Jacuí V

Porto Alegre (RS) - Fotos: 09 e 10

De 23 a 31 de outubro, a 6ª Divisão de Exército executou a Operação Jacuí V, que contou com 3361 militares e 475 viaturas e teve como objetivo realizar Exercício de Adestramento, capacitando Grande Unidades, Unidades, Subunidades e Pelotões ao emprego em Operações de Defesa Externa.

5º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Operação Fronteira Sul II

Quaraí (RS) - Fotos: 11 e 12

O 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em parceria com órgãos federais e estaduais de Segurança Pública, está desenvolvendo a Operação Fronteira Sul II. A operação tem a finalidade de combater os delitos transfronteiriços e ambientais na região da fronteira com o Uruguai.

Fonte/Fotos: Exército Brasileiro