AMAN promove a etapa inicial do Estágio de Atualização Pedagógica

No período de 27 a  30 de janeiro, a Divisão de Ensino da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou a etapa inicial do Estágio de Atualização Pedagógica (ESTAP). O ESTAP-2020 tem o objetivo de proporcionar aos militares recém-chegados o embasamento necessário à condução do processo ensino-aprendizagem, em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional da AMAN. Durante o estágio, os novos professores, instrutores e monitores têm a oportunidade de se familiarizar com a sistemática de ensino da Academia.

As atividades desenvolvidas no ESTAP pretenderam incentivar a reflexão sobre os novos enfoques da prática docente, considerados na perspectiva do processo do ensino orientado por competências e da atual sistemática de formação e graduação do oficial de carreira da linha do ensino militar bélico.

O ESTAP-Continuado é desenvolvido durante todo o ano letivo com atividades nos diversos Cursos e  Seções do Corpo de Cadetes e nas Seções da Divisão de Ensino, o que permite um contínuo aperfeiçoamento do corpo docente da AMAN em assuntos pedagógicos, possibilitando a reflexão e a discussão dos paradigmas educacionais para o aprimoramento do ensino. Estimula, ainda, atitudes proativas direcionadas para a visão de futuro da AMAN, com vistas ao desenvolvimento e à capacitação permanente de seus quadros.

Na abertura do estágio, o General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Comandante da AMAN, ressaltou que a educação deve ser calcada no ensino com valores. Destacou, ainda, a  necessidade do comprometimento de todos, "pois os cadetes são os herdeiros e responsáveis pela manutenção dos nossos valores e princípios".

Fonte: AMAN

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter