436 Alunos da EsPCEx conquistam o sonho de prosseguir na carreira rumo à AMAN

Quando se juntaram às fileiras do Exército, no dia 16 de fevereiro de 2019, ao adentrarem o Portão das Armas da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP), os Alunos da Turma Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil estavam dando o passo mais importante de suas vidas. Há quase um ano, mesmo diante da incerteza que encontrariam pela frente, decidiram, com coragem e determinação, perseguir seus ideais.

A primeira parte do objetivo foi cumprida. Nos dias 6 e 7 de dezembro, 436 formandos, sendo 393 Alunos e 43 Alunas, integrantes da terceira turma mista do Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro, encerraram as atividades do ano letivo.

Eles superaram os desafios do primeiro ano da carreira militar, na EsPCEx, e estão aptos a cruzarem o Portão dos Novos Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em 2020, ainda mais convictos e vocacionados. A distância da família e dos amigos, a rotina da Escola, os serviços de escala e os exercícios no terreno, dentre inúmeros outros desafios, forjaram a união e a camaradagem da turma, que está partindo para a AMAN.

No dia 6 de dezembro, o primeiro ato foi o tradicional descerramento da Placa da Turma, momento que eterniza a passagem pela “Casa Rosada”. Na sequência, ocorreram a missa católica, o culto evangélico e a reunião espírita, em ação de graças, pelo encerramento de mais um ano.

Finalizando as atividades do dia, ocorreu a cerimônia de assinatura do Livro de Honra e entrega de prêmios aos alunos melhores classificados. O Aluno Luan Rafael Pena Souza foi o primeiro colocado no corrente ano, resultado de muito esforço, garra e boas notas nas avaliações, sendo agraciado com diversos prêmios.

No dia 7, a cerimônia de saída pelos portões da EsPCEx marcou um momento de alegria e comemorações, mas também, um momento de reflexão devido ao passo dado na carreira, rumo ao oficialato. Familiares, amigos, instrutores e integrantes da Escola se emocionaram com a conquista dos alunos. Dentro de alguns dias, estarão desembarcando na AMAN, para enfrentar novos desafios, superar obstáculos e adquirir o conhecimento necessário para tornarem-se os futuros líderes da Força Terrestre.

Nas mãos dos futuros cadetes, está o conhecimento técnico-profissional adquirido nas salas de instrução e nos exercícios no terreno. Em breve, eles terão a oportunidade de aprofundar os estudos e escolherem suas Armas, Quadro ou Serviço.

Além do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Décio Luís Schons, que presidiu a cerimônia, abrilhantaram a solenidade, oficiais-generais do Alto-Comando do Exército de ontem e de hoje; oficiais-generais da ativa e da reserva; antigos instrutores e Comandantes da EsPCEx; autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal, estadual e municipal; autoridades dos órgãos de segurança pública; demais autoridades civis e militares; e integrantes da família militar EsPCEx.

O nome da Turma

O nome de “Turma Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil”, a partir de agora, estará gravado eternamente na alma de seus integrantes e na placa inaugurada na Pérgula Tiradentes. Em 2019, completou os 100 anos que as tropas francesas chegaram ao País para auxiliar na instrução e modernização do Exército Brasileiro. A missão foi contratada em setembro de 1919, e as negociações ocorreram entre o adido militar brasileiro na França, o Coronel Malan d’Angrogne, e o Ministro da Guerra francês, George Clemenceau.

A turma de 2019 leva o nome que homenageia todos aqueles que, durante 20 anos de missão, dedicaram seus esforços a fim de auxiliar na modernização das tropas brasileiras, mostrando que, os ensinamentos e o espírito de aprendizado constante, transmitidos de geração em geração, são cultuados até hoje por seus integrantes.

Fonte: Eduardo Rodrigues, Lívia Caus, 1º Ten Bidinoto e Sd Mamoni – EsPCEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter