10 de Dezembro, 2019 - 10:50 ( Brasília )

Terrestre

11º Batalhão de Infantaria de Montanha celebra 40 anos de Montanhismo Militar


No dia 6 de dezembro, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth) comemorou seu 131º Aniversário de criação e os 40 anos de Montanhismo Militar do Exército Brasileiro. A cerimônia foi marcada pela homenagem aos pioneiros do Montanhismo Militar.

São aqueles que, em 1979, iniciaram os treinamentos de técnicas e táticas em ambiente operacional de montanha, permitindo que o 11º BI Mth se tornasse a Unidade difusora da doutrina do Combatente de Montanha.

As atividades iniciaram com a apresentação da Banda de Música do Batalhão, que contou com a presença da família militar e da sociedade sãojoanense.



A solenidade militar contou com as presenças do General de Exército R1 Rômulo Bini Pereira e do General de Brigada R1 Rubem Augusto Taveira, antigos Comandantes do Batalhão, do Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Altair José Polsin, do Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, General de Brigada Alcio Alves Almeida e Costa, e do General de Brigada R1 Eduardo de Paiva Maurmann, antigo Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, além de autoridades civis e militares.

Encerrando as homenagens aos montanhistas de ontem e de hoje, o Centro de Instrução de Operações em Montanha (CIOpMth) conduziu uma marcha através montanha, batizada de “Marcha da Saudade”, percorrendo a Serra do Lenheiro, em São João del-Rei.

Nos 40 anos de montanhismo militar, o 11º BI Mth consolida seu pioneirismo e contribui para a capacitação dos quadros da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, única Grande Unidade do Exército Brasileiro vocacionada a atuar no ambiente operacional de montanha.



Fotos: Sd S Ferreira / 11º BI Mth