Exército e Universidade de Brasília celebram acordo na área de psicologia

Foi assinado em Brasília, no dia 4 de dezembro, um acordo entre o Exército Brasileiro e a Universidade de Brasília (UnB) para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação psicológica específicos para o uso nos processos seletivos da Força Terrestre. Assinaram o termo o Diretor de Educação Técnica Militar (DETMil), General de Divisão Vinícius Ferreira Martinelli, e a Reitora da UnB, Professora Márcia Abrahão Moura.

A parceria acontece entre o Instituto de Psicologia da UNB (IP/UnB) e o Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx). “Temos outros projetos com o Exército e este especificamente com o IP/UnB, que é de altíssimo nível, será muito relevante para nossas pesquisas, para formação dos nossos estudantes, para o Exército e para a sociedade em geral”, destacou a Reitora Márcia Abrahão. Atualmente, o CPAEx usa instrumentos disponíveis no mercado, mas a partir desta cooperação com a UnB o método será pensado exclusivamente para os processos seletivos da Instituição.

O General Martinelli destacou que essa colaboração traz a oportunidade de selecionar de maneira mais apurada os profissionais que ingressarão na tropa, bem como acompanhar os avanços na carreira dos militares. “Esse acordo permite que, por meio de um trabalho científico, inédito e adaptado à nossa necessidade, possamos empregar melhor o militar, no curso certo e na função correta”, frisou.

Os trabalhos de pesquisa serão desenvolvidos sob a coordenação científica da Professora Doutora Cristiane Faiad Moura, do IP/UnB. Para a professora, além das entregas para o Exército, o convênio vai trazer retorno acadêmico substancial. “Vamos não apenas entregar instrumentos de avaliação de alta qualidade, mas também formar nossos estudantes, que poderão publicar artigos e participar de eventos científicos como consequência”, salientou.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter