Formatura de diplomação da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais

No dia 28 de novembro, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) realizou cerimônia de diplomação de mais uma turma de capitães. A solenidade contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol. Ao todo, 520 oficiais concluíram o curso, sendo 17 oriundos de Nações Amigas e 4 pertencentes ao Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. A EsAO, que comemorou esse ano um século de história, figura entre as mais importantes escolas militares voltadas ao ensino da tática no mundo. Desde sua criação, em 1919, aperfeiçoou mais de 30.500 capitães do Exército Brasileiro, de outras Forças e de Nações Amigas.

Na Linha Bélica, que teve fase presencial de 42 semanas, concluíram o curso 465 capitães, assim distribuídos: 162 de Infantaria, 60 de Cavalaria, 69 de Artilharia, 43 de Engenharia, 61 de Intendência, 35 de Comunicações e 35 de Material Bélico. Também foram aperfeiçoados 55 capitães médicos, 27 no 1º turno e 28 no 2º turno.

Por terem obtido a primeira colocação em seus respectivos cursos, foram premiados pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), os seguintes capitães: Danilo Mota Crabbi (Infantaria), Gabriel Mangabeira da Costa (Cavalaria), Nilo Paulo de Freitas Junior (Artilharia), Luã Mascarenhas de Carvalho (Engenharia), Diogo Ferreira Valente (Intendência), Eurésio Macedo Ferreira Júnior (Comunicações), Angelo Zuchetto Ribeiro (Material Bélico) e Raquel Tiemi Tatemoto Moreira (Médica).

Instituído pela portaria nº 7, de 21 de janeiro de 2003, o Prêmio do DECEx destina-se a homenagear os oficiais que mais se destacaram nos cursos de seus Estabelecimentos de Ensino.

Os agraciados receberam também a medalha Marechal Hermes – Aplicação e Estudo, conforme Portaria nº 37.406, de 31 de maio de 1955. Tal distinção honorífica tem por objetivo premiar aqueles oficiais que, por seu esforço e dedicação, distinguiram-se entre seus pares, obtendo a 1ª colocação nos cursos de formação, aperfeiçoamento e altos estudos militares do Exército Brasileiro.

Fotos: EsAO

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter