10 de Novembro, 2011 - 09:09 ( Brasília )

Terrestre

EB em Revista - Notícias do Exército


- Comando Militar da Amazônia

52º Batalhão de Infantaria de Selva – Operação Alcobaça

Marabá (PA) - Fotos: 01 e 02

De 26 a 29 outubro, o Batalhão participou, com o 23° Esqd C Sl, da Operação Alcobaça, na Usina Hidrelétrica de Tucuruí (PA). O exercício teve como objetivo adestrar as frações no emprego de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).


- Comando Militar do Leste

Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército – III Encontro Internacional de História

Rio de Janeiro (RJ) - Fotos: 03 e 04

De 27 a 30 de outubro, o Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso do Sul, as OM do CMO e o Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército realizaram o III Encontro Internacional de História sobre as Operações Bélicas da Guerra da Tríplice Aliança, em Campo Grande. 

O evento reuniu historiadores, pesquisadores, professores de diversas universidades, estudantes, civis e militares da Argentina, do Brasil e do Paraguai. Ao longo da semana ocorreram atividades nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Bela Vista, Jardim e Nioaque, todas do Estado do Mato Grosso do Sul, além das cidades de Cerro Corá e Bela Vista, ambas no Paraguai.


- Comando Militar do Oeste

9º Batalhão de Engenharia de Combate – Apoio à Polícia Rodoviária Federal

Aquidauana (MS) - Foto: 05

O 9º Batalhão de Engenharia de Combate está prestando apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que participa da Operação Sentinela e realiza patrulhamento aéreo na região de fronteira do Estado. O apoio do Batalhão consta da cessão do campo de futebol para pouso e pernoite da aeronave.


- Comando Militar do Sul

5º Batalhão Logístico – Instrução

Curitiba (PR) - Fotos: 06 e 07

De 24 a 27 outubro, o NPOR/5º B Log realizou, no Campo de Instrução Coronel Brasil-Guarany Arruda e Morro do Anhangava, o exercício de longa duração denominado “Operação Aspirantado” com os Alunos dos Cursos de Material Bélico e Intendência.

26º Grupo de Artilharia de Campanha – Operação TUPI

Guarapuava (PR) - Fotos: 08 e 09

De 1º a 5 de novembro, o 26º Grupo de Artilharia de Campanha participou da OPERAÇÃO TUPI, realizada em Três Barras (SC), com a participação de Organizações Militares do Paraná e Santa Catarina, sob o comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército.

25º Grupo de Artilharia de Campanha – Participação

Bagé (RS) - Fotos 10 e 11

O 25º Grupo de Artilharia de Campanha participou da Operação Jacuí 5 e da Operação Farroupilha.