30 de Outubro, 2019 - 10:30 ( Brasília )

Terrestre

Exército Brasileiro amplia o Sistema Verde-Oliva de Rádio

A Verde-Oliva FM Manaus, 98.3 FM, é a primeira filial do sistema

A partir de 30 de outubro de 2019, o Sistema Verde-Oliva de Rádio, do Exército Brasileiro, concretiza o início de sua ampliação, com a inauguração da 98.3 Mhz, a retransmissora Verde-Oliva FM Manaus.

Instalada na sede do Comando Militar da Amazônia (CMA), a emissora permitirá que, além da programação musical e jornalística, a divulgação de ações da Força Terrestre chegue à região metropolitana da capital e às regiões de fronteira do Amazonas.

Após longo processo legal e técnico, a 98.3 funciona pelo canal 252E, classe A3, do Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em FM, no município de Manaus (AM), consignado ao Exército (DOU nº 197, 2017).

Histórico Em 17 anos de existência, a Verde Oliva FM consolidou-se como uma das principais emissoras de rádio do Distrito Federal. Hoje ela pode ser ouvida também pela Internet e em dispositivos móveis, mantendo-se sempre entre os primeiros lugares de audiência.

Dando prosseguimento ao projeto de ampliação do Sistema Verde Oliva de Rádio, em 2015, o Comando do Exército solicitou ao Ministério da Defesa, a concessão de um canal em FM, para a cidade de Manaus (AM). Em 2017, a Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL, consignou a frequência modulada 98.3 do município de Manaus ao Exército Brasileiro.

Nos anos de 2017 e 2018, foram firmados instrumentos de parceria entre o Comando do Exército, a Fundação Habitacional do Exército e a Fundação Cultural Exército Brasileiro, com a finalidade de implementar a instalação e operação da nova emissora.

Nesses dois últimos anos, foram realizados os projetos, as obras necessárias, a aquisição de material e a montagem dos equipamentos de radiodifusão em Manaus. A 98.3 Mhz, a filial Verde-Oliva FM Manaus é a primeira emissora da ampliação do Sistema da rádio do Exército, que continua em andamento com a viabilização da instalação de mais duas emissoras, uma em Três Corações (MG) e outra em Resende (RJ).



ÚLTIMAS

Terrestre

MAIS LIDAS