79 Anos de EsPCEx: desde 1940, responsável pela formação do oficial combatente do EB

No dia 17 de setembro, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) completou 79 anos na missão de selecionar e preparar o futuro oficial combatente de carreira do Exército e, para comemorar a data festiva, no período de 11 a 18 de setembro, a EsPCEx realizou uma programação especial para festejar com o público interno e com a sociedade campineira essa data marcante.

Os militares da Escola participaram ativamente das comemorações com diversas competições esportivas tipicamente militares. Foram realizadas competições de tiro esportivo, futebol, orientação e as emocionantes provas de cabo de guerra e a corrida de revezamento, em que o bastão era um fuzil. As atividades esportivas tiveram tom de integração, uma oportunidade de convivência amistosa e camarada da “família EsPCEx”.

As atividades do dia 17 começaram com o tradicional plantio da muda de árvore pau-brasil, no Bosque das Tradições na EsPCEx, onde o Cel Espínola, Comandante da Escola; o Cel Cappellano, militar com mais tempo de serviço prestado na EsPCEx; o Aluno Adonis, mais jovem na turma do corrente ano; e o Sd Laurindo, praça mais distinta do corrente ano, plantaram juntos a muda, símbolo da renovação das gerações de militares sendo formados na Instituição.

Logo em seguida, ocorreu a formatura em homenagem à EsPCEx, na Praça Cidade de Campinas. Durante a cerimônia militar, foram entregues “Diplomas de Amigo da EsPCEx”. O Diploma é uma distinção outorgada pelo Comandante da Escola a personalidades civis e militares que se destacaram por terem contribuído, de alguma maneira, com as atividades desenvolvidas, voltadas à formação dos alunos. A formatura foi prestigiada por autoridades civis e militares. Após a solenidade, os integrantes da Escola, alunos e amigos da EsPCEx cantaram o parabéns e participaram do almoço festivo.

Valores e tradições

Além de autoridades civis e militares, as famílias e os amigos, marcou presença na cerimônia o então Aluno 035 Telles, da 2ª Companhia de Alunos, integrante da Turma Cidade de Campinas, Turma pioneira na cidade paulista, do ano de 1959. Hoje, como Cel R1 Telles, sentiu-se emocionado com a oportunidade de estar presente 60 anos depois da passagem por essa Escola, representando sua turma.

As comemorações à Escola são uma homenagem a todos aqueles que servem nessa instituição de ensino, mas também a todos aqueles que por aqui passaram e àqueles que demonstram apreço pelo berço do oficialato e de futuros líderes da Nação.


 

Fonte: EsPCEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter