09 de Agosto, 2019 - 09:55 ( Brasília )

Terrestre

Prova Sgt Bortolo - 2º Turno


O Período de Instrução Individual de Qualificação (IIQ) visa capacitar cabos e soldados para a defesa externa, aprimorando o aprendizado obtido na Instrução Individual Básica e habilitando os militares à condição de Reservista de Primeira Categoria (Reserva Mobilizável).

Nessa fase, o combatente é aperfeiçoado nas técnicas de utilização do material específico de cada fração, em particular do Grupo de Combate (GC), no caso dos Fuzileiros, além de ter fortalecido o caráter militar, por meio da realização de tarefas que colocam à prova o espírito de corpo da fração e o esforço individual.

 

A fase da IIQ se encerra com um exercício de, no mínimo, cinco jornadas, denominado Estágio de Qualificação do Combatente, no qual as instruções são conduzidas em regime de operações continuadas – atividades diurnas e noturnas – com repousos reduzidos, de três a quatro horas por jornada. Um dos objetivos desse treinamento é verificar a resistência e a consequente capacidade de “durar na ação” do militar.

No caso das Grandes Unidades e Unidades de emprego peculiar são realizados, durante a IIQ, estágios orientados para a atividade que caracteriza a especificidade de seu emprego. Nas Unidades da Brigada de Montanha, é desencadeado o Estágio Básico do Combatente de Montanha (EBCM), já realizado pelos Soldados do Efetivo Variável do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth).

 

Durante a IIQ, é conduzido também o Curso de Formação de Cabo (CFC) com a finalidade de formar cabos para o preenchimento dos claros existentes nas Unidades.

Assim, entre os dias 5 e 8 de agosto, o 12º BIL Mth conduziu a Prova Sargento Bortolo – 2º Turno, que caracterizou o Exercício de Longa Duração (ELD) da IIQ 2019 e o Exercício no Terreno (ET) de conclusão do CFC 2019, a fim de atingir os objetivos de instrução previstos para a Qualificação Militar, sendo realizadas as seguintes instruções e oficinas:

- Saúde Operacional;
- Maneabilidade do GC e de Peça de Apoio de Fogo;
- Explosivos e Destruições;
- Patrulhas;
- Topografia;
- Técnica de Tiro de Fuzil;
- Técnica de Tiro de Metralhadora MAG;
- Técnica de Tiro de Morteiro;
- Técnicas Especiais; e
- Vigilância, Reconhecimento e Orientação.

 

Fotos:12º Batalhão de Infantaria Leve (Mth) / EB




Artigo relacionado:  

Prova Sgt Bortolo - Herói de guerra do 12° BIL Mth [Link]




ÚLTIMAS

Terrestre

MAIS LIDAS