16 de Julho, 2019 - 10:10 ( Brasília )

Terrestre

4ª Região militar, por meio do SFPC/4, promove 1º fórum sobre paintball, airsoft e chumbinho


O Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 4ª Região Militar (SFPC/4) promoveu na quinta-feira, 11 de julho, o primeiro fórum temático sobre armas de pressão, tais como paintball, airsoft e chumbinho.

O evento visa integrar as entidades de Tiro Desportivo (ETD), cadastradas ou não na 4ª Região Militar (4ª RM), com objetivo de apresentar a legislação referente ao uso de armas de pressão e padronizar procedimentos relativos a utilização das armas.

O chefe do Setor de Fiscalização de Produtos Controlados da 4ª Região Militar, Coronel Nilton Resende Alvarenga, fez a abertura do fórum e destacou que este primeiro encontro é uma oportunidade para esclarecer dúvidas e receber sugestões para atualizar a legislação vigente. “É com a troca de informações que vamos nivelar o conhecimento. As discussões não param por aqui, já que temos muita experiência para trocar com os órgãos envolvidos”.

O evento contou com a participação de representantes das polícias Federal, Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, da Receita Federal, dos Correios, da Secretaria Municipal de Esportes, da Vara da Infância e da Juventude, da Confederação Brasileira de Paintball e das federações, campos e empresas ligados ao esporte de ação em Minas Gerais.

A juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Lívia Lucia Oliveira Borba, destacou que encontros desta natureza desmistificam a legislação e aproximam interessados no assunto, o que foi ratificado por Robert Bezerra de Souza, proprietário do Campo Serra Paintball do Alto Caparaó, em Minas Gerais. Para ele, a iniciativa de realizar eventos desta natureza é boa e o mais importante é o nivelamento da informação. “Nós sabemos que existem várias portarias, projeto de lei em andamento, PEC e cada uma trata o esporte de uma maneira. E isto é um desafio para a gente, porque andamos sempre à margem da legislação. Daqui, saímos, com certeza, com uma boa parceria entre os empresários e os órgãos de fiscalização e isto é fundamental para o desenvolvimento do esporte.” 

O presidente da Confederação Brasileira de Paintball, Clovis Eduardo de Jesus Domingues, resumiu o evento como um ganho para todos. “Quem sai na frente com encontros como este é a sociedade como um todo. A dúvida existe pelo desconhecer. Quando você tem o conhecimento e a informação sobre qualquer assunto, quando você tem claras as regras a serem seguidas e elas estão prontas, estão em sua mão, é só aplicar o conhecimento e fazer o que é correto. Com isto, a sociedade ganha muito.”

Durante o evento, os participantes também visitaram uma exposição de material preparada pela federações mineiras de Airsoft e de Tiro Esportivo e pela Confederação Brasileira de Paintball.

Fotos: Cmdo 4ª Região Militar