24 de Maio, 2019 - 10:40 ( Brasília )

Terrestre

ECEME realiza Semana de Integração Acadêmica em Defesa com a Universidade de São Paulo


 Entre os dias 13 e 17 de maio, sob a organização do Instituto Meira Mattos (IMM), foi realizada a Semana de Integração Acadêmica em Defesa, entre a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e a Universidade de São Paulo (USP).

Durante todos os dias, a comitiva de alunos de graduação e pós-graduação da USP participou de um conjunto de minicursos sobre temas pertencentes à agenda de pesquisa do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM), como Cibernética, Emprego das Forças Armadas na Segurança Pública, Agenda DQBRN no Brasil, e Simulações e Cenários em Defesa, além das palestras intituladas “A ECEME, o IMM e a Agenda de Pesquisa em Defesa” e “A conjuntura atual do Setor de Defesa e as Forças Armadas”.

Ainda no contexto da Integração Acadêmica, foram realizadas visitas ao Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana e ao Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. Na sexta-feira, dia 17 de maio, ocorreu a atividade de integração com os professores e discentes da Escola de Guerra Naval, incluindo as visitas ao Espaço Cultura da Marinha e à Ilha Fiscal.

Destacaram-se, durante todas as atividades, a troca de experiências e debates entre os alunos do PPGCM e os graduandos e pós-graduandos da USP, pertencentes às áreas de Ciência Política, História, Geografia, Direito, Economia, e especialmente Relações Internacionais.

A Semana de Integração Acadêmica em Defesa é parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a ECEME, por meio do Instituto Meira Mattos, e a USP, por intermédio do Instituto de Relações Internacionais.



ÚLTIMAS

Terrestre

MAIS LIDAS