Brigada de Montanha do Exército adota a boina cinza, cor que identifica o montanhismo militar

No dia 3 de maio, em uma solenidade no pátio de formaturas do Quartel-General da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), o efetivo profissional dessa Grande Unidade do Exército Brasileiro recebeu a Boina Cinza, cor que identifica a atividade de montanhismo militar.

A formatura marca mais um passo na consolidação da vocação para o combate em montanha, que vem sendo construída na “Brigada 31 de Março”.  A partir deste momento, as organizações militares da 4ª Brigada passam a ostentar este símbolo do montanhismo militar.

A partir de hoje, a boina cinza caracteriza essa tropa de emprego peculiar. “Para nós é mais uma etapa na transformação da Brigada 31 de março. Transformação na vocação, no espírito, na alma, na essência da tropa. Imagino a alegria dos que nos antecederam, daqueles que sonharam com este momento, são muitos”, alientou o General Alcio Costa.

E prosseguiu: “Devemos ter a convicção que não foi e não será fácil, o processo exige paciência, humildade e perseverança, nosso lema. Paciência para aguardar o momento certo para cada etapa. Humildade para entender que o Exército é uma instituição complexa e que as mudanças são realizadas de forma lenta e serena. Perseverança para jamais desistir dos nossos objetivos, tendo a certeza que a vitória um dia chegará”.

A transição de Brigada Motorizada para Brigada Leve de Montanha começou no ano de 2013, quando de sua mudança de denominação. Desde esse período, até os dias atuais, o adestramento dessa Grande Unidade vem ocorrendo no ambiente operacional de montanha, onde sua capacidade operacional tem sido testada e sua doutrina peculiar vem sendo aprimorada.

MONTANHA Indoor do 12° BIL (Mth)

para treinamento indoor para os Combatentes de Montanha, com graus variados de dificuldade, e paredão, teto e negativa visando ao treinamento de escalada artificial de Guias de Montanha e Guias de Cordada.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter