25 de Janeiro, 2019 - 11:10 ( Brasília )

Terrestre

Passagem de comando no ar e em terra mantém tradições na Companhia de Precursores Paraquedista


No dia 17 de janeiro de 2019, na Companhia de Precursores Paraquedista, ocorreu a cerimônia de passagem de comando da “Companhia Tenente Celso Nathan Guaraná de Barros”, em que o Major Rafael de Oliveira Penteado, Prec 413, transmitiu o cargo ao Tenente-Coronel Antoine de Souza Cruz, Prec 327.

Precedendo a solenidade propriamente dita, e mantendo as mais caras tradições aeroterrestres, os comandantes sucedido e sucessor realizaram a passagem da flâmula do Comandante da organização militar em duas oportunidades: em queda livre e a bordo da aeronave, antes do salto semi-automático.

A solenidade teve início com a inauguração do retrato do Maj Penteado na Galeria dos Eternos Comandantes da organização militar. Em seguida, foi realizada a formatura militar de transmissão de cargo, presidida pelo General de Divisão William Georges Felippe Abrahão, Prec 236, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército e Eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) e da Cia Prec Pqdt.

Prestigiaram a solenidade, ainda, o General de Divisão Antonio Manoel de Barros, Comandante da 1ª Divisão de Exército; o General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Bda Inf Pqdt; e o General de Brigada Gilseno Nunes Ribeiro Neto, Prec 084, eterno Comandante da Bda Inf Pqdt.

 

Além das autoridades mencionadas, a cerimônia contou com a participação de eternos comandantes da Cia Prec Pqdt; de militares da ativa e da reserva; de representantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares; e das famílias dos comandantes sucedido e sucessor.

Em suas palavras de despedida, o Maj Penteado ressaltou o elevado nível de comprometimento e capacitação profissional dos integrantes da Companhia, o inquebrantável espírito de corpo da especialidade precursora e a responsabilidade da manutenção do legado operacional da organização militar, deixado pelos precursores de todos os tempos.

O comandante sucedido salientou, ainda, o processo de transformação do Exército ora em curso e o projeto de transformação da Cia Prec Pqdt para Batalhão de Precursores Paraquedista. O Ten Cel Antoine é o primeiro oficial do Quadro de Estado-Maior da Ativa (QEMA) a ocupar o cargo de comandante da Cia Prec Pqdt.

Passagem do Comando do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar

No dia 18 de janeiro, ocorreu a solenidade de passagem do comando do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA), “Batalhão Coronel Adhemar Machado Ribeiro”, do Coronel Fernando Pinto Libório para o Tenente-Coronel Gerson Bastos de Oliveira.

A solenidade teve início com a inauguração do retrato do Cel Fernando Pinto Libório na Galeria de Antigos e Eternos Comandantes. Em seguida foi realizada a formatura militar de transmissão de cargo, que foi presidida pelo General de Divisão William Georges Felippe Abrahão, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército.

A cerimônia também contou com a presença do General de Divisão Danilo Cezar Aguiar de Souza, 6ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, Lucerna Uno nº 26; do General de Divisão Expedito Alves de Lima, antigo e eterno Vice-Secretário de Economia e Finanças; do General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista; do General de Brigada Gilseno Nunes Ribeiro Neto, antigo e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Águia Uno nº 20; e do Capitão de Mar e Guerra (FN) Stewart da Paixão Gomes, Comandante do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais.

Foi, ainda, prestigiada por autoridades civis e militares, antigos e eternos Comandantes, militares da ativa e da reserva, baiuqueiros de todos os tempos, familiares e convidados.



ÚLTIMAS

Terrestre

MAIS LIDAS