Adjuntos de Comando do Alto-Comando do Exército discutem, em Brasília, assuntos atinentes aos praças

A 6ª Reunião de Adjuntos de Comando do Alto-Comando do Exército (RACACE) foi realizada no período de 3 a 5 de dezembro, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Nessa reunião participaram os Adjuntos de Comando (Adj Cmdo) dos Comandos Militares de Área, do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres (COTER), dos Órgãos de Direção Setorial, do Departamento de Educação e Cultura do Exército e das Diretorias do Departamento-Geral do Pessoal (DGP).

Durante os três dias de trabalho, os Adj Cmdo do DGP apresentaram assuntos relativos ao pessoal, dentre os quais se destacam: movimentações, avaliações e promoções, saúde, assistência social e pesquisa Adj Cmdo 2018, que está acessível no site do DGP.

Os assuntos sobre “cerimonial” e “medalhística” foram tratados pela Secretaria-Geral do Exército. Também foram discutidas questões referentes ao ciclo de ensino durante a carreira dos sargentos, desde a formação até os altos estudos.

O objetivo foi apresentar subsídios ao Alto-Comando do Exército para a modernização dos processos existentes e gerar economicidade por intermédio da racionalização de meios e pessoal. Uma das questões discutidas foi a criação de uma única Escola de Formação de Sargentos, a fim de se estabelecer um padrão único de referência para os modos de pensar, sentir e agir.

Essa referência baseia-se em atitudes construídas por meio de compartilhamento de tradições, valores e crenças organizacionais, as quais consolidam o sentimento de pertencimento ao grupo e a criação de uma nova cultura na carreira dos sargentos.

Dessa forma, os valores e as tradições da Instituição podem ser cada vez mais internalizados entre os graduados em formação, gerando um ganho intangível para a Força ao integrar quadros mais comprometidos e coesos.

Da mesma forma, acredita-se que o objetivo de criação de referenciais na carreira também seria alcançado por meio dos cursos de aperfeiçoamento e altos estudos ministrados na mesma organização.

Os Adj Cmdo dos Comandos Militares de Área e do COTER abordaram a atuação dos Adj Cmdo nas Unidades empregadas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem e na Operação Acolhida, bem como os resultados desse trabalho.

Durante o período da reunião, os participantes da 6ª RACACE prestigiaram a cerimônia de assunção de cargo do primeiro Adj Cmdo do Centro de Comunicação Social do Exército e participaram da inauguração do Pátio das Batalhas, no vão central do Quartel-General do Exército.

De forma inédita, foi realizado o primeiro EBnario, utilizando link fechado no YouTube, para interação com todos Adj Cmdo da Força. Durante a atividade, o Segundo-Tenente Osmar Crivelatti, Adjunto de Comando do Exército, realizou uma explanação, na qual abordou assuntos tratados na 6ª RACACE.

Ao término, foi aberto espaço para os Adj Cmdo interagirem por meio de perguntas e observações. Na sala de reuniões do Alto-Comando do Exército (RACE), todos os Adj Cmdo integrantes da 6ª RACACE participaram do evento de assinatura das Instruções Gerais que irão reger o cargo que ora ocupam.

Na oportunidade, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos Adjuntos de Comando e os reflexos positivos observados. Ao fim da atividade, o Ten Crivelatti fez uma breve explanação dos assuntos tratados aos integrantes da RACE.

Os Adj Cmdo, ainda cumprindo atividades previstas da reunião, participaram das formaturas de conclusão dos Cursos de Formação de Sargentos, da Escola de Sargentos das Armas, da Escola de Sargentos de Logística e do Centro de Aviação do Exército, organizados em três grupos.

Fonte: Gab Cmt Ex

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter