Centro de Estudos de Pessoal: desde 1965, compreende, estuda e prepara o componente humano da Força

O Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) sempre buscou melhor compreender, estudar e preparar o componente humano da Força Terrestre. Foi concebido com o objetivo de ser um centro de estudos do comportamento humano, formando militares para desempenhar funções no campo das ciências sociais e humanas dentro das Forças Armadas e Auxiliares.

Destarte, o desenvolvimento de pesquisas e a prática do ensino norteiam as atividades desse estabelecimento de ensino superior. O Centro trabalha pela melhoria dos processos e do ensino no Exército, com a formulação de práticas, políticas e diretrizes, atuando principalmente em quatro vetores: ensinar, pesquisar, preservar e formar.

No vetor ensinar, tem como missão, há mais de cinco décadas a serviço do Exército e do Brasil, especializar recursos humanos nos níveis de stricto sensu e Lato Sensu.

Para os oficiais, o CEP/FDC realiza os seguintes cursos: Psicopedagogia Escolar e Coordenação Pedagógica, capacitando o oficial a ser Chefe de Divisão de Ensino, Chefe de Seção Técnica de Ensino ou de Seção de Coordenação Pedagógica, Chefe da Subseção de Planejamento, Chefe de Subseção de Avaliação, Chefe de Divisão ou Seção de Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior e demais atividades de coordenação e assessoramento pedagógico nos estabelecimentos de ensino e nos órgãos gestores do Sistema de Ensino do Exército; Comunicação Social, que habilita o oficial para desempenhar funções nas áreas de Assessoria de Imprensa, Divulgação Institucional e Relações Públicas nas Unidades do Exército Brasileiro; Curso Avançado de Operações Psicológicas, que capacita o oficial a apoiar o processo decisório do Estado-Maior do Exército e do Comando de Operações Terrestres, dos Comandos Militares de Área, das Divisões de Exército e dos Grandes Comandos Constituídos acerca de operações psicológicas.

Além do mais, o CEP/FDC gerencia, em conjunto com instituições civis de ensino superior, os Cursos de Administração Hospitalar, que prepara o oficial para ocupar cargos administrativos em organizações militares de saúde; e de Direito Militar, que proporciona subsídios teóricos para o oficial exercer funções de assessoria na área jurídica.

Para subtenentes e sargentos há os cursos de Auxiliar de Ensino e Auxiliar de Comunicação Social.

Complementando os vetores de atuação do CEP/FDC, essa organização militar realiza pesquisas nas áreas da educação, da informação e em outras áreas de interesse do Exército no campo das Ciências Humanas aplicada às Ciências Militares; forma o soldado reservista de 2ª categoria; e preserva o patrimônio e os valores históricos e culturais do Forte Duque de Caxias, bem como a Área de Proteção Ambiental sob sua responsabilidade.

Histórico

Criado pelo decreto de Nº 56039-A, do Presidente da República, do dia 24 de abril de 1965, no Ministério da Guerra, ocupou, desde então, as instalações do Forte Duque de Caxias, conhecido popularmente como Forte do Leme, no Rio de Janeiro, local que abrigou a extinta 2ª Bateria de Obuses de Costa.

Situado em local privilegiado do Rio de Janeiro, o CEP/FDC fica no bairro do Leme. O Sítio Histórico do Forte Duque de Caxias fica localizado no alto do Morro do Leme, cercado pela mata atlântica, em meio à área de proteção ambiental. O acesso ao Forte é feito por uma caminhada ecológica, em uma trilha que separa o sítio histórico da praia, do comércio e das moradias do bairro. É uma subida de cerca de 800 metros numa estrada arborizada de paralelepípedo. Na vista panorâmica do alto do Sítio Histórico, contempla-se toda a orla de Copacabana, o Morro do Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a cidade de Niterói, bem como outras fortificações, que fizeram parte do sistema de defesa de fortes da entrada da Baía de Guanabara. O local une cultura, história e proteção ambiental em um único cenário.

Fotos:CEP/FDC – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter