29 de Agosto, 2018 - 10:20 ( Brasília )

Terrestre

CCOPAB realiza estágio para militares do Brasil e de Nações Amigas


Rio de Janeiro (RJ) – no dia 17 de agosto, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Centro Sergio Vieira de Mello, concluiu o Estágio de Ação Contra Minas, que teve a duração de cinco semanas envolvendo ensino teórico e exercícios práticos.

O objetivo da atividade foi capacitar militares brasileiros e de nações amigas ao desempenho das funções de monitor ou supervisor em missões de desminagem sob a égide de organismos internacionais.

Participaram como estagiários seis militares do Exército Brasileiro, um da Marinha do Brasil e dois da Armada Peruana, sendo que, o Técnico 2º Robert Angel Huertas Vargas e o Oficial de Mar 1 Miguel Ângel Cabrera Chalan, militares peruanos, encontram-se em preparação para serem desdobrados com uma companhia na Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO).

 

Realizado no idioma espanhol, o estágio teve as duas semanas iniciais na modalidade de Ensino a Distância (EAD), seguidas de outras três presenciais.

Durante a fase EAD, foram abordados temas como: As Operações de Paz das Nações Unidas; Procedimentos Preparatórios para Missões; Informações sobre as Áreas das Missões; Higiene e Primeiros Socorros; Tratados Internacionais; Exploração e Abuso Sexual; Assistência a Vítimas; Questão de Gênero/Respeito à Diversidade; Coordenação Civil-militar; e Direito Internacional Humanitário.

Nas semanas presenciais, os estagiários tiveram contato e praticaram assuntos relativos à Credenciamento de Órgãos de Desminagem Humanitária; conceitos Gerais sobre Ação Contra Minas; Segurança nas Áreas de Trabalho de Desminagem Humanitária; Monitoramento de Órgãos de Desminagem Humanitária; Estudo Não-Técnico; Estudo Técnico; Cartografia e GPS; Mulheres, Paz e Segurança; Técnicas de Desminagem Manual, Mecânica e Canina; e uma Avaliação Operativa.

A atividade contou com o apoio dos experientes instrutores convidados: Coronel R1 Moura Gomes; Major Denivaldo de Sousa Silva; Major Hilton Martins Laureano da Silva; Major Rômulo Fabiano Pacheco Ravázio; Capitão de Fragata Bruno Kochulinski Caldas; Capitão de Fragata Fuzileiro Naval Leonel Mariano da Silva Junior; Capitão Tenente Fuzileiro Naval Leone Novo Freitas; Capitão Rogério Santos Silva; Capitão Alexandre Wagner de Almeida e Silva; 1º Tenente Fuzileiro Naval Alex Fernando Spadotti; e 2º Sargento Charles Pereira de Souza.

 

Fotos: CCOPAB 


ÚLTIMAS

Terrestre

MAIS LIDAS