Comando Militar do Nordeste tem novo comandante

Por Alexandre Gonzaga

O general Marco Antônio Freire Gomes assumiu, na tarde de terça-feira (21), em Recife, o Comando Militar do Nordeste (CMNE), em substituição ao general Artur Costa Moura.

A solenidade de passagem de comando aconteceu no Forte Guararapes, Quartel-General do CMNE, e contou com a participação do ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna; do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Sergio Westhphalen Etchegoyen; e do ex- comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, além de outras autoridades civis e militares.

O chefe do Departamento Geral do Pessoal do Exército, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, presidiu a cerimônia, representando o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

O general Moura deixa o comando do CMNE para assumir a Chefia do Departamento Geral do Pessoal do Exército, em Brasília. Em suas palavras de despedidas à tropa, o general Moura destacou as raízes da Força Terrestre.

"Foram dois anos e quatro dias exatos que tive o privilégio e honra de comandar o CMNE, local aqui nos Guararapes onde surgiu o Exército e, que ao longo do tempo tem uma estreita ligação com a população do Nordeste. Em 17 de agosto de 2016, assumi o Comando Militar do Nordeste com a responsabilidade de ter, sob minha jurisdição, a região geográfica na qual foi descoberto o Brasil; onde repousam as origens do Exército Brasileiro, os Montes Guararapes, nestas terras pernambucanas; palco da consolidação da nossa Independência, com as lutas travadas no Piauí e na Bahia, esta última, cenário do Batismo de Fogo do nosso Patrono, o Duque de Caxias", completou o general.

O general Moura recordou ainda as inúmeras ações desenvolvidas pelo Comando, como a Operação Carro Pipa, apoio à Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o socorro às comunidades afetadas pelas enchentes em 2017, o envio de militares da área para o 25º Contigente no Haiti, entre outros.

Ao finalizar o seu discurso, o general Moura desejou sucesso ao general Freire Gomes. "Tenho plena convicção que terá êxito nesta nova etapa de sua carreira militar", afirmou.

O General Freire Gomes, antes de ser nomeado comandante Militar do Nordeste, exercia o cargo de secretário-executivo do GSI. Foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2018.

O encerramento da cerimônia ocorreu com o desfile da tropa cantando o "Hino à Guararapes", a canção "Fibra de Heróis" e ao som dos dobrados "Barão do Rio Branco" e "Saudades da Minha Terra".

Fotos: Alexandre Manfrim/MD

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter