23 de Agosto, 2018 - 10:00 ( Brasília )

Terrestre

informatização do acesso ao Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados


No dia 25 de julho, a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) realizou, no auditório do Comando Militar do Planalto (CMP), a 1ª reunião de validação do redesenho de macroprocessos do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), quando foi apresentado o Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp), responsável pela automatização dos processos.

O SisGCorp tem o objetivo de abranger, em um só software, todos os serviços e as funcionalidade necessárias, integrando as bases de dados e modernizando a tecnologia de seus sistemas, permitindo, ainda, uma contínua melhoria de processos de gestão dos produtos controlados pelo Exército Brasileiro (PCE).

Esse sistema, que irá automatizar os processos finalísticos, gerenciais e de suporte do SisFPC, é mais ágil e flexível para novas funcionalidades; seguro e de fácil manutenção, com interfaces internas e externas, tal qual o Portal Único do Comércio Exterior (Siscomex).

Dentre os principais benefícios apresentados estão: aumento da produtividade; modernização do sistema; padronização e automatização dos processos, para que a rede de fiscalização atue de forma única; aperfeiçoamento do controle de PCE; subsídio a decisões estratégicas e operacionais, baseadas em indicadores de inteligência; diminuição do esforço operacional dos integrantes da fiscalização; aumento da transparência, por meio da utilização de mecanismos de consulta e acompanhamento on-line dos serviços, adequando os trabalhos de informação do cidadão à Lei de Acesso à Informação e auditoria em todos os níveis do SisFPC.

A implementação do SisGCorp trará um significativo aumento de agilidade na consulta de produtos e informações para empresas e usuários do sistema. Por exemplo, a blindagem de um carro será informada automaticamente para todos os órgãos responsáveis e ao usuário, facilitando a fiscalização e acompanhamento do produto controlado.

Processo

No planejamento inicial, foram definidos três ciclos de trabalhos, compreendendo um total de 158 processos finalísticos, gerenciais e de suporte.

A execução do 1º Ciclo (processos finalísticos), realizado nos meses de abril, maio e junho, quando a empresa especializada em mapeamento, indicadores e melhoria de processos, sob a supervisão presencial da equipe de projetos da DFPC, executou o levantamento e análise dos principais problemas e propostas de soluções apontados por nove Regiões Militares.

No 2º Ciclo, as demais Regiões Militares analisarão os processos gerenciais, abrangendo os macroprocessos de estrutura tecnológica do SisFPC, regulação de PCE, atendimento institucional e gestão orçamentária.

Já no 3º Ciclo ocorrerá a finalização da análise dos processos, em que serão trabalhados os macroprocessos de capacitação externa, gerenciamento de pessoal e expediente, segurança orgânica e patrimônio.

Durante a reunião, o mapeamento foi apresentado aos representantes das Regiões Militares e todos puderam, de forma substancial, colaborar com críticas e sugestões

O término do projeto está previsto para 2021, contudo, entregas parciais, de curtos períodos de tempo, estão planejadas, permitindo que ferramentas e funcionalidades possam ser colocadas em execução antes do encerramento do projeto.