Exército e Universidade de Brasília lançam MBA em gestão de projetos com foco nos programas estratégicos

A Universidade de Brasília (UnB) e o Exército Brasileiro darão início, em setembro, a um curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos. O MBA foi desenvolvido por meio de parceria entre as duas instituições, com conteúdos e formato customizados para as necessidades do Exército, em especial dos Programas e Projetos Estratégicos. No dia 3 de agosto, um evento foi realizado no Quartel-General do Exército para marcar a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) que regula o curso.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, destacou a importância da iniciativa e a perspectiva de que essa seja apenas a primeiras de outras parcerias na área de gestão de projetos. “Para a UnB é uma honra essa parceria com o Exército, que é exemplo de planejamento no País. Estamos num movimento interno muito forte para melhorar o nosso próprio planejamento, certamente vocês também vão trazer algumas experiências que poderemos usar”, afirmou.

Estiveram presentes à solenidade representantes do meio acadêmico e da Seção do Distrito Federal do PMI (Project Management Institute), organização sem fins lucrativos que visa normatizar e desenvolver a gerência de projetos em todo o mundo. Trinta militares foram selecionados como alunos do novo curso, que terá 375 horas/aula. As pesquisas realizadas no MBA serão voltadas para temas de interesse do Exército. Além disso, a turma será dividida em seis equipes para o desenvolvimento de projetos voltados para a Força Terrestre.

“A parceria entre o Exército Brasileiro e a UnB é muito bem-vinda, ainda mais nessa área de gerenciamento de projetos e programas. Nós não temos expertise nessa área, e tanto Exército como a UnB são instituições de alta credibilidade. É o início de uma parceria que não tenho dúvidas de que vai ser muito exitosa”, declarou o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Fernando Azevedo e Silva.

O Chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho, acrescentou que a área de gestão de projetos é uma área nova do conhecimento, não só para a Força Terrestre, mas o Brasil como um todo, por isso a importância da formação. “É um primeiro passo pra gente aprofundar outras iniciativas que acontecerão à frente, com a própria UnB ou outros órgãos nesse mesmo sentido. O que a gente quer é gerar conhecimento, trazer para o Exército capacitação nessa área”, reforçou.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter