02 de Agosto, 2018 - 10:50 ( Brasília )

Terrestre

Universitários de Jornalismo participam, em Porto Alegre, de Estágio de Correspondente de Assuntos Militares


O Comando Militar do Sul (CMS) realizou, nos dias 24, 25 e 26 de julho, o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM) 2018, com a participação de 40 acadêmicos de Jornalismo de Universidades de Porto Alegre e região metropolitana.

Dentre as palestras ministradas durante a atividade, no auditório do CMS, estão a do General de Brigada Fernando Telles Ferreira Bandeira, Chefe do Estado-Maior do CMS, que abordou sobre o tema “O Correspondente de Guerra através da História”; e a do Jornalista Rodrigo Lopes, Correspondente Internacional do Grupo RBS, que relatou suas experiências em coberturas jornalísticas em várias áreas de conflito.

O 3º Regimento de Cavalaria de Guarda recebeu os universitários, que puderam conhecer de perto a Unidade histórica de Cavalaria. O Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, esteve no Regimento e conversou com os estagiários. A programação também teve a participação da Jornalista Vanessa Pires (do programa Balanço Geral, da TV Record), que falou sobre “O Papel do Jornalismo”; da Jornalista Roberta Salinet (do Ministério Público do Rio Grande do Sul), que apresentou suas experiências e aprendizados no Estágio de Jornalista em Área de Risco (do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil); e do Jornalista Humberto Trezzi (do Jornal Zero Hora), que contou sobre suas experiências como correspondente de guerra.

 

As atividades desse segundo dia integraram demonstrações de viaturas militares e blindados, de Cães de Guerra, Pelotão de Choque e Controle de Distúrbios (a pé e a cavalo) e primeiros-socorros em situações de crise.

O último dia do ECAM, 26 de julho, foi de grandes experiências. No 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, em São Leopoldo (RS), os estudantes acompanharam, como repórteres profissionais, a progressão de um Grupo de Combate no terreno, utilizando colete e capacete. O almoço, preparado pelos próprios estagiários, foi ração operacional. No Campo de Instrução Leão da Serra, em São Leopoldo, os estudantes realizaram uma pista de orientação. Após a atividade, aconteceu a cerimônia de entrega de certificados.

 


Fotos: CMS / EB