02 de Agosto, 2018 - 10:25 ( Brasília )

Terrestre

Encontro em São Paulo discute a questão das fortificações militares sob uma ótica turística para o País


No dia 30 de julho, no auditório do Comando Militar do Sudeste, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) realizou a abertura do X Encontro do Sistema Cultural do Exército (X ESCEx).

Após as boas-vindas do General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, Comandante Militar do Sudeste, as palavras de abertura do Encontro foram proferidas pelo General de Divisão Riyuzo Ikeda, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército. Na sequência, ocorreu a Sessão Temática 1, com a palestra da Doutora Milagros Flores Román, Presidente do Internacional Scientific Committee on Fortifications and Military Heritage (ICOFORT), com o tema: “Fortificações como identidade e pertencimento social”. Em seguida, o Professor Doutor Paulo André Leira Parente, Coordenador do Curso de História Militar do Brasil da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), ministrou a palestra: “A História Militar e a construção da Identidade Nacional Brasileira".

À tarde, ocorreram as apresentações da Sessão Temática 2. O Professor Doutor Carlos Alberto Lidizia Parente, Coordenador-Geral do Núcleo de Projetos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense,  palestrou sobre "Possibilidades e limitações do uso turístico das fortificações militares"; e o Coronel R/1 José Claudio dos Santos Júnior tratou sobre "As fortificações e o Patrimônio Militar: gestão, inovação e turismo".

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, Comandante Militar do Sudeste; além de  outros oficiais-generais da ativa e da reserva e convidados.

Ao término das apresentações, os participantes do X ESCEx realizaram a visita técnica ao Centro Cultural Banco do Brasil.