Adestramento no Simulador de Apoio de Fogo da AMAN aperfeiçoa subsistemas da Artilharia de Campanha

No período de 2 e 6 de julho, o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, “Grupo General Manoel Theophilo Neto”, participou de exercício de adestramento no Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF) da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sob orientação do Comando de Operações Terrestres (COTER), visando à reciclagem e atualização dos conhecimentos técnicos e táticos de Artilharia.

No SIMAF foi possível o adestramento dos militares em todos os subsistemas da Artilharia de Campanha: direção e coordenação do tiro, observação, linha de fogo, meteorologia, busca de alvos, logística, topografia e comunicações.

 

O SIMAF é um projeto do Sistema de Simulação para o Ensino (SIMENS) que se localiza na AMAN, Resende (RJ), e visa transformar a educação militar do Exército Brasileiro.

Dentre as vantagens do emprego da simulação estão a otimização do uso da munição real; a redução de gastos com deslocamentos para os campos de instrução; o treinamento no combate urbano, sem danos colaterais; a possibilidade do controle de variáveis, como a meteorologia e o inimigo; e um feedback rápido e preciso dos exercícios realizados.

 

Fotos: 10º GAC Sl / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter